O Estado Empreendedor

Governo, Inovação e Riscos

Por que o Governo não sai do caminho e deixa a inovação para o setor privado – os “verdadeiros revolucionários”? É um retórica que você ouve em toda parte, e Mariana Mazzucato quer acabar com isso. Nesse TED Talk, ela mostra como o Estado – que muitos vêem como lento, burocrático e cheio de jeitinhos – é realmente um dos nossos principais tomadores de risco e formadores de mercado.
Qual ator na economia é mais responsável por fazer a inovação radical acontecer? Mariana Mazzucato surge com uma resposta surpreendente: o Estado.

Assista a palestra de Mariana Mazzucato


Os Estados e os governos são muitas vezes descritos como lentos, burocráticos e avessos ao risco. Esse argumento é usado em apoio à menor participação do Estado e maior liberdade às empresas privadas. Mariana Mazzucato oferece uma forte visão contrária:
Estados não são apenas os reguladores de mercado e fixadores, mas também “construtores de mercado” – criando ativamente um visão de inovação e investimento em áreas de risco e de incerteza, onde o capital privado pode não ver nenhum retorno sobre o investimento (ROI). Isso mesmo: Capital de Risco (Venture Capital) assume muito menos riscos do que geralmente se pensa. Como um exemplo, a tecnologia por trás o iPhone e Google existe porque o governo dos EUA tem sido muito intervencionista no financiamento da inovação. Os investidores privados chegam apenas depois. É o que deve ocorrer com a próxima “grande coisa” depois da internet: A Revolução Verde.
Mazzucato, professora de economia na Unidade de Ciência e Tecnologia Policy Research (SPRU , University of Sussex), argumenta que a Europa precisa hoje redescobrir esse papel – o que o continente precisa não é de austeridade, mas de investimentos estratégicos (e novos instrumentos como bancos de investimentos públicos) no sentido de uma “União da Inovação”.

“Trata-se de admitir que, em muitos casos, tem sido de fato o Estado, não o setor privado, que tem a visão de mudança estratégica ,a ousadia de pensar – contra todas as probabilidades – sobre o impossível.” Mariana Mazzucato em “O Estado Empreendedor”

Por André Tamura

Pai e Marido. Fundador e Diretor Executivo da WeGov. Empreendedor entusiasta da inovação no setor público e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas. Em 2017, foi condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro.

2 thoughts on “O Estado Empreendedor

  1. Incrível isso que a Mariana disse o Ted. As próprias universidades estadounidenses são mantidas por investimentos públicos mais do que qualquer outra coisa. A revolução da inclusão, isso sim. Obrigado.

Deixe uma resposta