Conheça os selecionados para a feira de cases do 8º Redes WeGov

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Cases selecionados para o 8º Redes WeGov

A inovação no setor público tem o poder de causar impacto em escala e transformar a vida dos cidadãos. E, mesmo com o desafio que sempre vem junto da prática de inovar, muitos times buscam inspiração para criar projetos e iniciativas dentro de suas instituições. Por isso, iluminar as boas práticas é essencial! O setor público tem acolhido cada vez mais ações incríveis, que têm gerado resultados poderosos e impactado de muitas formas a gestão pública no Brasil.
Pensando nisso, no começo deste ano lançamos uma chamada para inscrição de projetos na Feira de Cases do 8º Redes WeGov, evento dedicado à comunicação e tecnologia no setor público.

No Redes, teremos um espaço para profissionais do setor público compartilharem histórias, práticas e experiências de sucesso relacionados à comunicação, tecnologia ou inovação em suas instituições. No total, foram 26 projetos do Brasil inteiro inscritos para a Feira de Cases do 8º Redes WeGov, dos quais 10 foram selecionados para apresentar suas iniciativas. Entre os 10, há representantes dos três poderes em todas as esferas de governo, contemplando 5 estados brasileiros além de órgãos nacionais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles pra ter um gostinho do que será a feira do 8º Redes?

Os cases

1 – A AGU Advocacia-Geral da União criou a iniciativa “Conversa com a AGU”, com o intuito de trazer às notícias de teor jurídico um tom mais acessível e prático para o cidadão. O projeto consiste em vídeos curtos, de um a dois minutos, que são gravados no formato de selfie e divulgados nas redes sociais do órgão falando sobre as iniciativas da AGU. Eles têm tido uma boa aceitação do público e conseguiram criar uma proximidade e conscientização maior com relação à atuação do órgão em temas que são vistos como complexos.

2 – A Agência Nacional de Águas (ANA) resolveu comemorar o Dia Mundial da Água de 2019 promovendo a conscientização da sociedade sobre o cuidado com esse recurso. Junto com a “Banda do Seu Pereira”, a ANA incentivou os seus seguidores a produzirem conteúdos dos mais diversos (desenhos, vídeos, músicas…) para a campanha #AÁguaÉUmaSó. A ideia era mostrar para as redes das formas mais diversas possíveis, que todos somos diretamente responsáveis pelo destino das águas no Brasil.

3 – A Assembleia Legislativa Do Paraná teve a ideia de criar o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, com o intuito de democratizar o acesso às leis estaduais e de interesse do consumidor! O app conta com mais de 270 leis, apresentadas por meio de ilustrações e descritivos simples. Cada vez mais pessoas estão usando essa ferramenta que tem aproximado muito a ALEP dos cidadãos paranaenses.

Feira de Cases 8º Redes WeGov

4 – A Prefeitura de Balneário Camboriú inovou com o “Digital PMBC”, um sistema de monitoramento que acompanha em tempo real todas as menções à prefeitura da cidade, as filtra e classifica, gerando relatórios semanais. O projeto tem sido utilizado na tomada de decisão por parte da administração municipal e ajudado a melhorar as estratégias de comunicação da cidade e a capacidade de resposta em tempo real.

5 – O projeto selecionado da Justiça Federal no RN, foi a campanha “Doar Sangue é gesto de amor, ato pela vida”. Com diversas ações focadas em conscientizar sobre a importância de doar sangue, a ação engajou um grande número de colaboradores da instituição e público externo, impactando diretamente mais de 2.000 pessoas com as doações! Não havia a cultura de doadores de sangue entre os servidores da JFRN e a campanha conseguiu, além das doações no período específico, gerar o interesse de outros potenciais doadores.

6 – Já o Governo do Rio Grande do Sul, fez uma campanha de engajamento para doação de sangue que viralizou nas redes sociais. Usando referências da cultura pop e com muito humor, a ideia era mostrar que várias coisas no dia a dia são bem mais dolorosas que doar sangue. Através dessa abordagem super leve, a campanha foi compartilhada a ponto de alcançar mais de 5 milhões de pessoas apenas pelo post oficial, fora os reposts feitos por páginas de grande alcance no Facebook.

Feira de Cases 8º Redes WeGov

7 – A Prefeitura de Palhoça também estará apresentando seu projeto de sucesso! Com a implementação de uma plataforma de gestão pública, a prefeitura digitalizou seus processos internos, o que possibilitou, além de otimizar a rotina de mais de 1.200 colaboradores e economizar cerca de R$180.000,00, poupar o equivalente a 83 árvores ao dia.

8 – Partindo da ideia de valorizar e reconhecer mais os seus servidores e humanizar a instituição perante a sociedade, o Tribunal de Contas do Mato Grosso criou o “Além do olhar: Relatos e trajetórias dos servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Mato Grosso”. A ideia de escrever perfis dos servidores e colaboradores do TCE de Mato Grosso ganhou campanhas nas mídias sociais e, posteriormente, tornou-se um livro digital, que teve mais de 300 downloads!

9 – Para mobilizar o eleitor a fazer o recadastramento biométrico em Belém do Pará, a Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará desenvolveu vídeos institucionais com personagens emblemáticos (Homem Aranha, Mulher Maravilha, Mascotes dos principais times de futebol) e personalidades regionais. No roteiro, os personagens passavam pelo recadastramento, mostrando que o processo era rápido, simples e essencial.

Feira de Cases 8º Redes WeGov

10 – Já o Tribunal de Contas da União – TCU criou o Zello, o Chatbot do TCU! O Zello é um robô com inteligência artificial que fica no Twitter, com o objetivo de facilitar o contato entre os cidadãos e o órgão de prestação de contas auxiliando o acesso à lista de candidatos com contas declaradas como irregulares. A ideia é aproximar o eleitor de informações que podem ser de difícil acesso e aumentar a transparência da campanha eleitoral.

Sobre a feira

Os 10 projetos serão avaliados pelo público do evento e os seis mais votados serão anunciados como finalistas ao final do dia 25. O time da WeGov irá escolher os três primeiros colocados, que serão anunciados no final do evento, no dia 26/04.

Cada case de sucesso tem muito mais a compartilhar sobre comunicação, inovação ou uso de tecnologia no setor público! Para a WeGov, é muito gratificante ver tanta coisa boa acontecendo e ter a oportunidade de facilitar esse contato entre quem precisa de inspiração e quem tem experiências bem sucedidas.

Para mais informações sobre o 8º Redes WeGov e inscrições: http://bit.ly/8-Redes

Por WeGov

Somos um espaço de aprendizado para fazer acontecer a inovação no setor público.

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