Primeiro artigo acadêmico sobre a empresa foi apresentado na Universidade do Estado de Santa Catarina
Na quinta-feira (28/10), o primeiro artigo acadêmico a respeito da WeGov foi apresentado na disciplina de Gestão de Inovação, pertencente ao Programa de Mestrado Profissional de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para tal, as autoras do trabalho – Camila Tirolli e Mariana Ribeiro – entrevistaram o Diretor Executivo da empresa, André Tamura, de modo a explorar as contribuições da WeGov para a inovação e aprendizagem em governo.
WeGov – Espaço de Aprendizado em Governo
A busca por formas mais eficientes de provimento de bens e serviços públicos têm provocado novas formas de interação do setor público, setor privado, academia e sociedade a partir do compartilhamento de responsabilidades e valores. Porém, o campo de pesquisas acadêmicas sobre a coprodução da inovação no setor público ainda é incipiente. Portanto, este artigo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa que, por meio do estudo de caso sobre a empresa WeGov, pretendeu apresentar um exemplo de coprodução neste sentido.
Apesar da inovação nesta esfera enfrentar inúmeras barreiras sistêmicas e comportamentais, concluiu-se que espaços de colaboração e aprendizado em governo, a exemplo da WeGov, podem ser iniciativas que venham a catalisar as inovações por meio de:
oxigenação das ideias e estímulo à criatividade;
difusão de inovações a partir de um espaço de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento;
direcionamento dos servidores públicos para um governo empreendedor, orientado ao cliente e descentralizado;
exposição de ferramentas de gestão inovadoras como meio para aproximar os servidores das demandas dos usuários (sociedade).
Aos servidores públicos faltam estímulos à criar, interagir com os usuários dos serviços, compartilhar conhecimentos e colaborar com múltiplos atores. Estes “grandes pequenos” estímulos têm sido o papel da WeGov desde o seu nascimento, carregados com nuances de responsabilidade e de leveza ao mesmo tempo.
Faça o download do artigo >>