Encontrando o propósito na WeGov
Marcamos uma conversa, e eu não fazia ideia do que esperar. Que empresa é essa que só trabalha com o setor público? Inovação em governo?!
Minha opinião era o senso comum: o governo está fadado ao fracasso. nada funciona e os servidores públicos, confortados por uma carreira estável, fazem menos do que a sua obrigação.
E então a WeGov aconteceu…
Em uma conversa simples, vimos que queríamos trabalhar juntos – e eu queria sonhar junto também, só não sabia como.
É claro que, já no primeiro dia, o André me deu um livro: “Como encontrar o trabalho da sua vida”, de Roman Krznaric. Vou compartilhar com vocês o meu trecho preferido, de E. F. Schumacher, citado no livro:
“Não quero cair na rotina.
Não quero ser escravizado por máquinas, burocracias, tédio e feiura.
Não quero me tornar um imbecil, um robô, um peão.
Não quero me tornar um fragmento de pessoa.
Quero fazer o meu próprio trabalho.
Quero viver com (relativa) simplicidade.
Quero lidar com pessoas, não com máscaras.
As pessoas importam. A natureza importa. A beleza importa. A inteireza importa.
Quero ser capaz de me importar.”
Quero ser capaz de me importar.”
Foi isso que encontrei aqui. Muito mais do que servidores públicos desmotivados, passei a entender as suas realidades e a conhecer pessoas que queriam transformá-la, empreende-la, mesmo em um sistema extremamente engessado e burocrático. Encontrei pessoas que queriam inovar, trazendo para dentro das suas instituições metodologias desafiadoras onde o tradicional imperava.
Encontrei um casal, que ao se importar, vem restabelecendo a conexão entre os gestores públicos, e trabalhando arduamente pelo aprimoramento de todo o setor. Um casal que também se importou muito com a experiência do meu primeiro estágio, e levarei comigo tudo o que me ensinaram, em qualquer que seja a minha escolha futura profissional.
O propósito no início da jornada
A WeGov foi um presente que tive, nesse primeiro passo da minha trajetória. Hoje, o sonho da Gabi e do André é meu sonho também: quero trazer a mudança para sociedade através do meu trabalho e do meu governo, principalmente em um momento em que está tão desacreditado. Fico muito feliz em ter trabalhado com todos vocês, em especial, com os meus WeGovers:
Gabriela, André, Tainara e Patrícia. Tenho certeza que esse é só o início de uma história linda, a qual estarei acompanhando de onde estiver.
Existem pessoas que querem fazer a diferença. Pessoas que se importam.
A vocês, o meu agradecimento.