Assista a palestra de Heather Brooke no TEDGlobal 2012
Os nossos líderes têm de ser responsabilizados, diz a jornalista Heather Brooke. E ela deve saber o que diz: Brooke denunciou as despesas financeiras do Parlamento Britânico, o que levou ao maior escândalo político em 2009. Ela incita-nos a questionar os líderes utilizando plataformas como a Freedom of Information Requests — e, finalmente, obter algumas respostas.
“Neste momento os nossos direitos são incrivelmente frágeis. Em muitos países encontramos Leis de Segredo do Estado, incluindo aqui na Grã-Bretanha, sem nenhum interesse público. É um crime, as pessoas são punidas, severamente em muitos casos, por publicarem ou proporcionarem informações oficiais. Não seria incrível — sinceramente, é nisto que eu quero que todos vocês pensem — se possuíssemos uma Lei de Revelação Oficial em que os funcionários públicos fossem punidos se fossem acusados de ter suprimido ou ocultado informações consideradas de interesse público?”
Assista a palestra de Heather Brooke
Heather Brooke
Heather Brooke é jornalista, professora e ativista pela liberdade da informação e democracia. Acesse heatherbrooke.org
Todos juntos contra a corrupção
Dizendo “não” aos corruptos e à corrupção, você ajuda o Ministério Público a combater a impunidade em 21 países.
Chegou a hora de mostrar que não concordamos com nenhum tipo de corrupção. Não importa o tamanho, o autor ou a situação. O papel de quem – como nós – deseja um mundo mais justo é dizer “NÃO” a qualquer ato corrupto. Seja furar uma fila, subornar um guarda ou desviar dinheiro público.
Ciente dos imensos prejuízos provocados pela corrupção, os Ministérios Públicos ibero-americanos se uniram para lançar a campanha #CORRUPÇÃONÃO.
Clique na imagem abaixo para saber mais
Fonte: TED.com.