Promova mudanças através de questionamentos
“Ah não tente mudar, aqui sempre foi assim…”
Você já deve ter ouvido isso (e até dito) quando tentou promover algum tipo de mudança, fazer as coisas diferentes ou emplacar projetos novos. Agora, conheça essa história…
A história dos cinco macacos
Essa história é muito utilizada para descrever uma situação que acontece em muitas instituições. Embora não tenha sido encontrado o registro oficial desse experimento.
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, jogavam um jato de água fria em todos os macacos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada os outros o pegavam e enchiam de porrada, para que ninguém tomasse o banho de água fria. Depois de um certo tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então substituíram um dos macacos por outro novo.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo macaco foi substituído e o mesma coisa aconteceu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e afinal o ultimo dos veteranos foi substituído.
Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se pudéssemos perguntar aos macacos a razão de estarem apanhando (e batendo) a resposta seria sem dúvida: “Aqui sempre foi assim…”
Faça as boas perguntas
Quando lidamos com questões complexas, como por exemplo comportamento humano, tomada de decisões, escolha de políticas públicas e cultura organizacional, temos grande dificuldade em reconhecer e aceitar a mudança. O ambiente tem uma força que nos obriga a manter o status quo. Para romper essa barreira temos um pergunta poderosa: Por quê?
Subestimamos o poder de perguntar, evitamos parecer ignorantes e temos medo da dúvida ser somente nossa. As perguntas são tão importantes quanto as respostas. Não existirão respostas se não houver questionamentos adequados.
Vai ser sempre assim?
Se você enfrenta uma situação estagnada onde aparentemente não há mudanças, organizar uma boa conversa entre seus pares é um ótimo caminho para que surjam as perguntas certas, e claro, ótimas respostas.
One thought on “Vai ser sempre assim? Por quê?”