Uma nova abordagem para resolução dos desafios internos do CIASC
A WeGov realizou para o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) a oficina Design Thinking nos dias 16, 17 e 18 de agosto. A iniciativa integra a agenda de inovação do CIASC, que cada vez mais se posiciona para disseminar e melhorar as soluções prestadas.
Neste contexto, a instituição criou um comitê intersetorial de inovação que está conduzindo importantes transformações internas e se torna o primeiro ponto de contato com novas tecnologias e métodos de gestão.
Design Thinking
O Design Thinking é uma abordagem que sugere uma resolução de problemas baseada em três princípios fundamentais – empatia, colaboração e experimentação. A jornada para resolução destes problemas parte da perspectiva das necessidades humanas, e confronta o modelo tradicional, que parte da perspectiva do sistema vigente.
A Oficina
Divididos em 5 grupos, a turma participante treinou o uso das ferramentas do Design Thinking a partir de problemas reais enfrentados pelo CIASC.
Foi designado a cada grupo um desafio institucional, que foi trabalhado pelas equipes nos três dias de duração da oficina. Cada dia de trabalho correspondeu a uma das etapas interativas do Design Thinking:
Dia 1
Imersão: é quando a equipe do projeto aprofunda o entendimento do desafio que deseja resolver, contextualizando e abordando o problema.
Dia 2
Ideação: nessa etapa, a equipe se reúne para gerar ideias, possibilidades e sugestões criativas ao problema enfrentado.
Dia 3
Prototipação: por fim, é hora de tangibilizar e comunicar a solução. Essa é a etapa para a visualizar a proposta de valor e coletar percepções dos usuários potenciais
Foram três dias intensos de criatividade e inovação. As equipes se empoderaram das soluções desenvolvidas e tiveram como diretriz, a implementação prática nas suas atribuições no CIASC.
Mais Informações
Você também pode ter uma oficina inovadora dentro da sua instituição! Entre em contato conosco e saiba como!