E por falar em solução… Essa é a grande missão de vida do nosso tão aguardado Passo 4!
Depois de ter identificado a sua real necessidade na situação que vivenciou, chegou a hora de pensar: “o que poderia fazer com que essa minha necessidade fosse satisfeita?”
O Passo 4 é uma pergunta direta, afirmativa e concreta que você fará ao seu interlocutor contendo uma sugestão do que poderia resolver os problemas entre vocês.
Você precisa que seu chefe diminua a sua carga de trabalho? Quantifique essa diminuição e diga isso a ele. Gostaria que seu filho fosse mais presente no dia a dia? Busque fazer o trato de terem pelo menos uma refeição por dia em conjunto (e sem os celulares!). Acha que precisa de uma equipe mais proativa? Proponha a formação de uma mini comissão interna responsável por tarefas que permitam mais autonomia.
De acordo com a CNV, quanto mais prático e específico o pedido for, melhor. E não se esqueça: faça o pedido em uma frase afirmativa!
Por que precisamos evitar pedidos que contenham a palavra “não”? Porque dificilmente ele será específico.
Outro alerta é ficarmos atentos às “exigências disfarçadas de pedidos”. Não se esqueça que empatia é a base de tudo. Se fizermos um pedido que não abre espaço para o outro dizer “não”, não estamos praticando a CNV.
A diferença entre pedir e exigir pode ser sutil. Como ter certeza de que estamos apenas pedindo? A coach Pamela Seligmann nos ensina que exigir algo de alguém pressupõe que haverá consequência para aquela ação. Já pedir é apenas fazer uma solicitação, mas deixar que a liberdade do outro prevaleça.
Mais um vídeo do Porta dos Fundos que tem tudo a ver com o assunto que estamos falando… Será que conhece alguém que age dessa forma?