Passo 3 – Expressar a sua necessidade

Chegamos ao terceiro componente da CNV. Eu já tinha dado spoiler no comecinho desse capítulo, né? Você deve se lembrar da frase: “por trás de todo comportamento, existe uma necessidade”.

Tudo que fazemos e sentimos está relacionado às nossas necessidades humanas, que são universais. Nesta etapa do processo de CNV, vamos buscar identificar essa necessidade, em nós e nos outros.

Vale a pena refrescar a memória e olhar a lista de necessidades universais de novo.

Adivinha o que vem agora? O seu case pessoal, é claro. Qual era a sua necessidade que não foi atendida na ocasião?

Para identificar a sua necessidade, não se esqueça das etapas anteriores. Vamos retomar os três passos até agora:

  1. Desmonte a cena e descreva o que aconteceu
  2. Perceba o que sentiu.
  3. Traduza aquilo de que você precisava e não obteve.

Identificar a necessidade não é tarefa simples. Nem sempre ela é óbvia para nós mesmos. Você conhece a técnica dos cinco porquês (5-why)? É uma metodologia de resolução de problemas utilizada por administradores que poder ser usada aqui também. Pergunte-se “por quê” cinco vezes, até chegar na raiz do seu problema.

Conseguir traduzir da melhor forma possível a sua real necessidade é muito, muito importante. Vou até repetir, pra ter certeza que você gravou: conseguir traduzir da melhor forma possível a sua real necessidade é muito importante.

Às vezes ela [a sua necessidade] vai ser igual ou muito semelhante à da pessoa (ou pessoas) com quem você está divergindo. Ao identificar essa necessidade, o momento “Ahá! Não é que estamos falando da mesma coisa?” pode acontecer. E aí, fica muito mais fácil se entender ou buscar uma solução conjunta para o problema vivenciado.