Bom, eu não vou mentir pra você. Ter empatia e aplicar a CNV dá trabalho. No dia a dia tão cheio de afazeres, é muito fácil ligar o piloto automático e limitar nossos diálogos àqueles protocolos básicos em que perguntamos “como a pessoa está”, mas não estamos nem um pouco interessados em ouvir a resposta.
E as conversas de feedback dentro das organizações? Aquele momento em que você é obrigado a preencher uma ficha de avaliação ou ser avaliado por alguém, enquanto a sua caixa de e-mails está lotada e ainda tem três reuniões para participar naquela mesma tarde.
Dialogar de verdade com as pessoas consome um tempo que julgamos não ter. Mas, o que não costumamos medir é o tempo que acabamos tendo que dedicar para gerenciar os ruídos e atritos que advém justamente dessa prática de “deixar pra lá” a conversa genuína e o entendimento do o outro está sentindo.
CNV é, portanto, um dos melhores investimentos que você pode fazer. Evita confusões futuras e garante qualidade de vida a você e a quem te rodeia.