Eu sei. Eu sei. Tem pessoas que parece que tem a “necessidade de reclamar” na base da pirâmide de Maslow, né? Isso torna a aplicação da CNV um baita desafio (e um teste de paciência e resiliência emocional).
Tem saída, então, para lidarmos com os “reclamões crônicos”?
A autora Marie Miyashiro diz que quando uma pessoa repete sempre as mesmas coisas, pode ser sinal de que ela ainda não se sentiu compreendida.
Christian Dunker e Cláudio Thebas, no já citado “O Palhaço e o Psicanalista“, ratificam essa ideia:
Acho que depois de saber disso você vai ter um pouquinho mais de comprensão com os reclamões do seu coração, não? Para lidar com eles, busque aplicar e reaplicar os 4 passos da CNV, e leve em conta as seguintes dicas:
Essas dicas valem também para “amansar” pessoas que estão muito irritadas ou nervosas. Quando repetimos e validamos o que o outro está dizendo, ele terá certeza que foi ouvido e poderá se acalmar.
No livro “O Poder da Empatia“, Roman Krznaric diz: