Ministramos a oficina de Comunicação Interna com o TRE de Tocantins.
Nos dias 06 e 07 de Novembro estivemos, pela primeira vez, em Palmas no Tocantins ministrando uma oficina para a turma do Tribunal Regional Eleitoral do estado.
Estiveram presentes as seguintes áreas:
- Secretaria de Gestão de Pessoas;
- Secretaria de Administração e Orçamento;
- Secretaria de Tecnologia da Informação;
- Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação;
- Corregedoria Regional Eleitoral;
- Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria;
- Assessoria de Planejamento e Gestão;
- Assessoria de Pesquisa;
- Estratégia e Gestão da Qualidade;
- Assessoria de Comunicação;
- Chefes de Cartório de cinco zonas eleitorais;
- Escola Judiciária Eleitoral.
O tema foi Comunicação Interna, que contemplou uma parte conceitual e uma parte prática. Os participantes discutiram, geraram um diagnóstico e operacionalizaram processos de trabalho dessa atividade tão relevante para instituições públicas.
Parte Teórica
Nesse momento inicial, foram abordados o processo de liderança e seus parceiros, o conceito, a centralização e descentralização, canais disponíveis, comportamento dos usuários, métricas de análise, reestruturação e ampliação de canais e campanhas da Comunicação Interna.
Essa etapa provocou os participantes a repensarem a comunicação interna dentro da sua área e instituição, quais os desafios a serem superados e a sua relação com a gestão do conhecimento.
Parte Prática
Após o momento de conceituação e estratégia, foi a hora da turma colocar a mão na massa. Os participantes fizeram um diagnóstico sob diferentes aspectos da Comunicação Interna do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins.
As equipes formadas levantaram problemas de comunicação interna da instituição, e os temas propostos foram:
Centralização da informação;
Falta de interesse e reconhecimento da comunicação interna;
Falta de diálogo entre servidores do mesmo setor;
Deficiência de Comunicação dentro das unidades.
Para completar a atividade, as equipes planejaram campanhas e um plano de ação com objetivo, público, conceito, peças, canais, personas institucionais, custos e cronograma de resolução.
Agenda 2018
Já estamos com a agenda aberta para o segundo semestre de 2018. Se você quiser levar uma de nossas oficinas para dentro da sua instituição, não deixe de conversar com a gente!