Oficina no Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins

Ana Camerano
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Ministramos a oficina de Comunicação Interna com o TRE de Tocantins.

Nos dias 06 e 07 de Novembro estivemos, pela primeira vez, em Palmas no Tocantins ministrando uma oficina para a turma do Tribunal Regional Eleitoral do estado.
Estiveram presentes as seguintes áreas:

  • Secretaria de Gestão de Pessoas;
  • Secretaria de Administração e Orçamento;
  • Secretaria de Tecnologia da Informação;
  • Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação;
  • Corregedoria Regional Eleitoral;
  • Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria;
  • Assessoria de Planejamento e Gestão;
  • Assessoria de Pesquisa;
  • Estratégia e Gestão da Qualidade;
  • Assessoria de Comunicação;
  • Chefes de Cartório de cinco zonas eleitorais;
  • Escola Judiciária Eleitoral.

O tema foi Comunicação Interna, que contemplou uma parte conceitual e uma parte prática. Os participantes discutiram, geraram um diagnóstico e operacionalizaram processos de trabalho dessa atividade tão relevante para instituições públicas.

Parte Teórica

Nesse momento inicial, foram abordados o processo de liderança e seus parceiros, o conceito, a centralização e descentralização, canais disponíveis, comportamento dos usuários, métricas de análise, reestruturação e ampliação de canais e campanhas da Comunicação Interna.
Essa etapa provocou os participantes a repensarem a comunicação interna dentro da sua área e instituição, quais os desafios a serem superados e a sua relação com a gestão do conhecimento.
Oficina de Comunicação Interna TRE-TO - WeGov

Parte Prática

Após o momento de conceituação e estratégia, foi a hora da turma colocar a mão na massa. Os participantes fizeram um diagnóstico sob diferentes aspectos da Comunicação Interna do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins.
As equipes formadas levantaram problemas de comunicação interna da instituição, e os temas propostos foram:
Centralização da informação;
Falta de interesse e reconhecimento da comunicação interna;
Falta de diálogo entre servidores do mesmo setor;
Deficiência de Comunicação dentro das unidades.
Para completar a atividade, as equipes planejaram campanhas e um plano de ação com objetivo, público, conceito, peças, canais, personas institucionais, custos e cronograma de resolução.


Agenda 2018

Já estamos com a agenda aberta para o segundo semestre de 2018. Se você quiser levar uma de nossas oficinas para dentro da sua instituição, não deixe de conversar com a gente!

Por Ana Camerano

Ana é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou no 3º setor como diretora de projetos sociais na cidade de Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio em países da América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável por parcerias e relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade através da co-produção e colaboração no setor público.

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