Sobre
A WeGov tem observado que nas instituições públicas as pessoas querem colaborar e contribuir, mas não sabem como. Ao mesmo tempo, os líderes querem contribuições colaborativas, mas não sabem como obtê-las. Nesse sentido, muitas reuniões ou sessões colaborativas de trabalho são improdutivas ou não conseguem utilizar a inteligência coletiva para tomar decisões.
Sabe-se que a qualidade do planejamento das sessões e as técnicas para condução influenciam comportamentos. Nesse sentido, o papel do facilitador é auxiliar grupos a encontrar e/ou atingir os seus objetivos, dando suporte para que tenham o melhor desempenho individual e coletivo. Esse é o papel principal de um facilitador.
Objetivo: A oficina tem o objetivo de desenvolver competências de facilitação, abordando referências, ferramentas e conceitos que guiam os trabalhos da WeGov. Não obstante, a oficina também terá uma parte prática, onde os participantes divididos em equipes, irão realizar o desenho de sessões que podem ser aplicadas na prática.
Porque somos procurados
- Reuniões e oficinas pouco produtivas;
- Pessoas e setores não cooperam entre si;
- Utilização de ferramentas para oficinas e reuniões;
- Processo decisório não envolve múltiplas perspectivas e atores.
Programação
- Introdução à facilitação
- Benefícios de encontros facilitados
- Competências do facilitador
- Decisões participativas
- Dinâmicas e atividades em grupos
- Ferramentas de facilitação
- Condução e interação
- Planejamento da sessão (visão geral; arcos do processo e desenho da programação)
- Simulações de crises em facilitações.
- Encerramento
Resultados
- Criação colaborativa de um planejamento de uma sessão;
- Aumento da efetividade de reuniões e encontros;
- Incentivo à uma cultura de participação e colaboração;
- Capacidade de multiplicar temas e metodologias.