"Eu tenho 3 milhões de seguidores!" E daí?
Parece algo quase intangível trazer para a realidade do setor público todos os ensinamentos do marketing digital pensado em negócios, em mercado privado, em compra e venda. De fato, não faz muito sentido tentar se adequar às estratégias de algo essencialmente diferente. Os objetivos são outros.
Não sabendo como fazer, comumente os responsáveis pelo digital das instituições públicas ficam sucetíveis a acreditar em métricas vazias, como se aquelas fossem as únicas possíveis para sua realidade. Conhecidos por métricas de vaidade, são números bonitos de se ver. Sobre os quais enchemos a boca para falar: “eu tenho 3 milhões de seguidores”.
É válido refletir se são estes números os importantes. No geral, não. Isto não significa desprezá-los, porém não devem ser vistos sozinhos. Total de seguidores, total de alcance, número de views: números muito atraentes podem tirar você do foco do que é de fato relevante.
A máxima é a mesma, seja setor público, seja setor privado: qual o seu objetivo nas redes sociais? Para cada publicação, campanha, modelo de atuação, uma estratégia deve ser pensada e isto precisa estar relacionado aos objetivos institucionais. Só assim será possível perceber se os resultados estão dentro do esperado.
Engane-se quem acredita ser uma questão material. “Ah, mas aqui não tem como contratar ferramentas”. Não são as ferramentas que te farão enxergar os números de forma inteligente. Os dados fornecidos pelas próprias plataformas de redes sociais já são suficientes. É o modo como você cruza os dados com as estratégias quem irá validar ou não o seu trabalho nas redes sociais.
A depender da sua estratégia, é melhor olhar para outros índices como: conversão para a página de notícias, quantidade e qualidade dos comentários, engajamento, compartilhamentos (…). Mas eles também não devem ser vistos sozinhos. Avalie se seu investimento em publicidade, por exemplo, está dando o retorno esperado: quanto se investe X alcance X cliques na publicação. Existem centenas de formas de olhar com mais atenção para suas métricas.