Conheça Lincon Shigaki, da WeGov!
Escrevo esse meu primeiro post para me apresentar como novo integrante da WeGov. Primeiramente, queria expressar que a empolgação é muito grande! Para mim, superar grandes desafios traz uma satisfação imensa. Por isso, quando ouvi sobre a WeGov sabia que estar nesse ambiente seria uma fonte incrível de desafios.
Minhas inspirações
Duas pessoas me inspiram de maneira especial: meu irmão, pelo seu nível de dedicação; e meu avô, pelo seu espírito de bondade. Com eles, aprendi que com muita determinação é possível alcançar resultados incríveis; e que a felicidade está em deixar um legado, com um significado maior do que o próprio ‘ego’.
A mistura da grandiosidade de realizações (do meu irmão) e a capacidade de impacto social (do meu avô), fez despertar esse Lincon, inquieto e engajado. Por isso, encontrei na WeGov uma forma de expressar o meu propósito de contribuir com uma causa com grandiosa influência social, no caso, a transformação da gestão pública.
Governos Melhores!
Talvez esse seja o paradigma mais enraizado pelo estereótipo do funcionalismo público e contexto político atual. Mais do que somente um desafio, romper a “inércia” institucional das organizações públicas toca o meu “lado humano”.
É gratificante ver minha contribuição para que a gestão pública dê o urgente “próximo passo”, promovendo um compromisso verdadeiro com a população e se mostrando preparada para os desafios cada vez mais complexos da sociedade.”
Lincon Shigaki – WeGov
O volante não pode parar
Para explicar o que acredito ser o próximo passo, utilizarei uma analogia do escritor e consultor Jim Collins, sobre a relação entre um volante e a dinâmica de inovação nas organizações. Imagine um volante de metal maciço, de 9 metros de altura e 2 toneladas de massa. A sua tarefa é fazer esse volante girar sobre seu eixo, com a maior velocidade possível. Ao aplicar um grande esforço inicial, você consegue fazer o volante se deslocar milímetros. Depois de algumas horas, você consegue completar a primeira volta. Você prossegue, e o volante começa a se mover um pouco mais rápido e, com um esforço contínuo, o próprio peso do volante passa a trabalhar por você.
Acredito que as organizações do setor público são como esse grande volante. Estruturas organizacionais “pesadas” cujos esforços de inovação nem sempre são contínuos e/ou fortes o suficiente para promover a “alavancagem” do exemplo anterior.
Problemas Complexos
A responsabilidade das instituições do governo em servir a população é demasiadamente grande, sobretudo por se tratar de problemas complexos. Por vezes, a própria complexidade paralisa as organizações públicas e gera insegurança por não encontrarem uma solução “simples” para os desafios atuais.
Adam Kahane apresenta três tipos de complexidade nos problemas: complexidade dinâmica, quando causa e efeito são distantes no tempo e no espaço; a complexidade geracional, quando a situação com que se depara é absolutamente nova e nada do que já foi trazido como solução pode ser aplicado; e a complexidade social, quando há atores com diferentes interesses, perspectivas e entendimento sobre os assuntos em análise.
Girando o volante
A questão, então, é: “como fazer para o volante ganhar velocidade? ”. Para superarmos a “inércia” do volante, me apoio em duas estratégias:
(1) Colocar uma boa graxa: O modelo mental para solução necessário de problemas complexos é distinto do usual requerido no dia a dia. Por isso, é importante que a gestão pública incorpore ferramentas e processos ajustados, para apoiarem, no dia a dia, a resolução de problemas de forma criativa.
(2) Conectar pessoas que querem empurrar o volante: As redes de cooperação catalisam a aprendizagem, que revigora a inspiração para continuar resiliente. Quanto mais pessoas estiverem almejando uma transformação, mais o peso estará distribuído. Afinal, o volante não precisa ser empurrado sozinho.
Lincon + WeGov
Neste momento, nossas histórias se cruzaram pela sinergia entre elas. Sinto-me vivo! Com um senso de desafio conectado com as minhas crenças. Recebo com muita gratidão, a oportunidade de externalizar meu anseio por transformação neste espaço; e espero contribuir à altura aos sonhos da WeGov.