Ou esperar o Google criar o GovTradutor?
O Diário Oficial é um jornal auxiliar do Governo para publicação de resoluções, decisões, ações, atos e qualquer outro tema de interesse social público.
Você já parou para ler um? Nós paramos e temos algumas sugestões de melhoria a fazer. Usaremos o trecho abaixo como exemplo, mas essas considerações servem para tantas outras publicações que parecem ser fragmentadas, com linguagem excessivamente burocrática e sem nenhuma aproximação com as demandas da sociedade.
Termo Aditivo
Sugestões para o Diário Oficial
- E se eu pudesse ver o motivo pelo qual foi prorrogada a vigência do contrato? Caráter excepcional não deixa clara a justificativa.
- Qual é o objeto do contrato? Já que o Diário Oficial é digital que tal colocarem o link do processo para eu poder acessá-lo e entender mais sobre?
- Porque será que alteraram a cláusula de rescisão, como foi essa alteração? Como essas alterações impactaram a vida do cidadão-usuário que se beneficia do contrato?
Muitas vezes as instituições se comunicam de forma fragmentada e sem pensar em quem vai ler essa comunicação. A comunicação é oficial e deve ser impessoal – mas devemos humanizar a linguagem, fazê-la para que todos entendam. Até o tradicional dicionário Oxford, elegeu como palavra do ano um emoji 😂 !
Não estamos levantando bandeira para que uma publicação oficial seja informal ou engraçadinha. O governo trata de assuntos sério e importantes, que devem estar acessíveis para todos, além dos especialistas (ex: advogados) que são familiarizados com o “idioma”.
A linguagem deve ser simples!
Linguagem para o cidadão
Na Oficina Social Media Gov falamos sobre a linguagem, e apresentamos algumas ferramentas que irão ajudá-lo a promover uma comunicação que aproxime mais a sociedade da sua instituição.
Foto: Pedro França/Agência Senado
One thought on “Vamos parar de falar "governês"?”