Redes na Estrada

Dias 9 e 10 de Setembro em Brasília / DF

O melhor evento para comunicadores públicos, ganha uma edição replicada "na estrada". Para abrirmos essa jornada, a cidade escolhida não poderia ser outra: Brasília/DF

Comunicação como um serviço público

O evento Redes WeGov é uma iniciativa que visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do setor público, acadêmicos e especialistas em governança, tecnologia e inovação.

Organizado pela WeGov, uma empresa brasileira que atua no treinamento e no desenvolvimento de competências para a gestão pública, o evento reúne pessoas interessadas em discutir e aprimorar a administração pública por meio de redes colaborativas, inovação e uso de novas tecnologias.

Servidores Públicos

O evento é para profissionais de comunicação no setor público. Considerado o evento mais legal do segmento no Brasil, tem a programação feita pela Rede e para a Rede, desde 2012.

Crie Conexões

O evento aborda o uso de tecnologias de informação e comunicação por órgãos públicos para se aproximar do cidadão. Diversos órgãos públicos e as gigantes da tecnologia já estiveram conosco no redes.

Transformação

Aprendizados, networking, troca de experiências, reconhecimento de cases, inspiração e confiança para o trabalho de comunicação pública, onde você é protagonista e faz parte do processo.

09/09

segunda-feira | 1º dia

09:00

Credenciamento e abertura

Gabriela Tamura – Co-fundadora WeGov

Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Pós Graduada em Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil e em Gerontologia pelo Instituto de Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi agraciada com a medalha do Exército brasileiro pelos serviços públicos prestados pela WeGov. Foi pesquisadora na área de educação do NEES, com coordenadores e professores de Harvard. Em maio de 2023 esteve presencialmente em Boston apresentando o resultado da pesquisa para os professores de Harvard. Gabriela é a idealizadora do evento Redes WeGov e faz a curadoria do mesmo desde a primeira edição, em 2012.

André Tamura – Co-fundador WeGov

Pai e Marido. Cofundador da WeGov. Pensador fazedor da inovação no setor público e curioso das transformações sociais.


10:15

Como as instituições públicas estão utilizando o TikTok para se aproximar do cidadão?

Manu Pinheiro – TRE-SC

Especialista em produção de conteúdo, Manu é formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina/Unisul e traz em sua bagagem profissional trabalhos em rádio, tv e assessoria de imprensa.
Apaixonada por contar histórias, tem em seu currículo a criação do minicurso “Redação Criativa sem Segredos”. É, também, autora do livro ‘Cale-se – a MPB e a ditadura militar’.
Em 2020 criou o ‘Método 4Es – produzindo conteúdo em 4 etapas’ e, com ele, começou a aplicar a ‘Mentoria Descomplique Seu Conteúdo’ para autônomos e micro empreendedores.
Atualmente integra a equipe de produção de conteúdo jornalístico e redes sociais do TRE-SC

Mariana de Aguilar – TRE-SC

Uma criadora-criatura apaixonada pelo poder transformador das palavras e imagens desde muito cedo. Comunicadora criativa e Zillennial, escolheu uma dessas profissões do futuro que ninguém da família sabe muito bem explicar.
Produtora Multimídia nas horas vagas e, em tempo integral, acredita na Comunicação Pública, na propagação da informação de forma responsável, ágil e inovadora. Traz em sua bagagem experiência em criação multimidiática de conteúdo, além de gravação e edição para mídias sociais. Atualmente integra a equipe de produção de conteúdo jornalístico e redes sociais do TRE-SC.


11:00

A comunicação como elemento do conflito

Cristiane Menezes – Tribunal de Justiça da Bahia

Cristiane Menezes Santos Barreto. Juíza de Direito do Estado da Bahia. Graduada em Direito (Universidade Federal de Sergipe). Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). MBA em Gestão de Pessoas e Formação de Líderes, pela Universidade Tiradentes. Mestranda em Métodos Adequados de Resolução de Conflitos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ). Formadora de Magistrado, pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento e Formação de Magistrado (ENFAM). Professora e tutora da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (UNICORP) Professora do Curso e Capacitação em Mediação Extrajudicial, no curso do Brasil Jurídico. Multiplicadora em Mediação e Técnicas Autocompositivas, pela Enfam e pela Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Formadora de Mediadores e Conciliadores Judiciais pelo CNJ – Formadora de Práticas Restaurativas. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz. Certificada em PCC – Professional Coach Certification, pela Sociedade Latina Americana de Coach (SLAC). Certificada Trainner em Programação Neurolinguística (PNL), Certificada em PDC – Professional DISC Certification, pela Sociedade Latina Americana de Coach (SLAC). Certificada em PDA – Análise de Perfil Comportamental, pela Opus Human. Facilitadora Lego Serious Play Methods and Materials. Coordenadora Pedagógica da EMAB 2020-2022. Conteudista do Curso de Capacitação para magistrados e servidores em gestão de pessoas e de rotinas. Finalista do Prêmio SER na área Gestão de Pessoas.


12:00

Almoço


14:00

Painel dos vencedores da feira de Cases do 13º Redes WeGov

Jéssica Macedo – Ministério de Desenvolvimento Agrário / In.Pacto

Case: O MDA voltou, e voltou com tudo MDA

Jéssica é jornalista e especialista em Inovação em Mídias Interativas pela UFG. Com mais de 15 anos de experiência em comunicação no Setor Público, já atuou na Casa Civil da Presidência, no Senado Federal, no Governo do Distrito Federal, na Defensoria Pública da União, dentre outras instituições, implementando e apoiando a construção de uma comunicação digital com foco no cidadão. Atualmente, é account manager da agência in.Pacto no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e 2º lugar na Feira de Cases do Redes Wegov 2024 com o trabalho desenvolvido no ministério.

Thiago Henrique – Ministério Público de Alagoas

Case: Assédio não, dignidade para todos

Thiago é Publicitário com 18 anos de experiência, atuou em empresas privadas no ramo da comunicação, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió/AL, e desde 2017 integra a Diretoria de Comunicação Social do Ministério Público do Estado de Alagoas. Já conquistou oito premiações locais e nacionais, incluindo duas edições do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça e o Prêmio CNMP. Apaixonado por inovação, acredita que as relações interinstitucionais são fundamentais para o avanço da comunicação pública.

Mateus Ferraz – Ministério da Justiça / Santa Fé

Case: Celular seguro

Jornalista há 12 anos, com experiência em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e gestão de equipes. Atualmente, é account manager da Santafé Ideias no Ministério da Justiça e Segurança Pública, liderando uma equipe de 20 pessoas responsável por atendimento à imprensa, criação de conteúdo e comunicação digital. Também atuou como secretário de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), coordenador de Projetos Regionais no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de repórter, apresentador e chefe de reportagem no Grupo RBS.


15:00

Branding no serviço público – case do LabGes

Nara Caliman

Nara Caliman é co-fundadora e gerente do LAB.GES – Laboratório de Inovação na Gestão do governo do ES. Atuamos no desenvolvimento de servidores em suas capacidades para inovar e na cocriação e disseminação de abordagens e tecnologias de gestão que os apoiem a transformar a realidade do serviço público. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Mestre em Administração pela UFES. Alumni do Professional Fellows Program do Departamento de Estado Americano. Servidora na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e docente em inovação na Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP.


16:30

Tecnologia para servidores e cidadãos

Gustavo Maia

Gustavo é membro do GovTech Network do Fórum Econômico Mundial, Advisory Board Member do primeiro fundo GovTech do Brasil, e fundador e CEO do Colab, uma empresa que está transformando governos há 10 anos.


17:00

Como ser um Social Media Gov de sucesso?

Rodrigo Abella – Fundador da R2OH

Graduado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É sócio-fundador da R2OH, empresa especializada em Comunicação Digital com 13 anos de experiência atendendo Instituições Públicas, Dirigentes Governamentais, Empresas Privadas e, mais recentemente, criando e desenvolvendo a Social Media Gov, plataforma de análise, inteligência e benchmarking voltada ao aperfeiçoamento da Comunicação no Setor Público.


18:00

Hora Feliz

Todas as pessoas!

10/09

terça-feira | 2º dia

09:00

O poder da linguagem na comunicação sobre violência doméstica

Anna Kruger – Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Curiosa e eterna aprendiz, atualmente é Assessora de Planejamento do TJSC para Inovação, integrando o Núcleo de Inovação e o JudLab – Laboratório de Inovação do Poder Judiciário de Santa Catarina, e Coordenadora do InovagovSC – rede de inovação do Estado de Santa Catarina. Mestre em Administração, tem experiência de mais de 20 anos na administração pública, atuando principalmente no âmbito de Inovação, Estratégia e Desempenho.

Jotapê Malara – New School

João Paulo Malara é nascido e criado na periferia de São Paulo. Mais conhecido como Jotapê, nascido e criado na periferia de São Paulo, é o fundador e CEO da NewSchool – um movimento educacional que está revolucionando o aprendizado de qualidade para os jovens da periferia.

Michelle Hugill – Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Michelle de Souza Gomes Hugill. Secretária da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar/TJSC. Doutoranda em Psicologia, na área de Psicologia Social e Cultura, com foco nos estudos de gênero e masculinidades.


10:00

Construção e manutenção de redes colaborativas na comunicação pública

Aline Castro – Guia de Sobrevivência – Comunicação Pública

Jornalista e servidora pública, com mestrado em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e especialização em Gestão Pública no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu o cargo de diretora de comunicação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) de 2009 a 2022. Atuou como diretora de comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) no biênio 2021-2022 e vice-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça no biênio em 2019-2020. Obteve o segundo lugar no Troféu Mulher Imprensa 2023 na categoria Comunicação Pública. É criadora do Podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência.


11:00

Comunicação Pública do futuro

André Tamura – Co-fundador WeGov

Pai e Marido. Cofundador da WeGov. Pensador fazedor da inovação no setor público e curioso das transformações sociais.


14:00

Descomplicando a Justiça: Comunicação Efetiva com a População

Welkey Costa – Tribunal de Justiça do Ceará (LabLuz)

Pai da Sofia e do Bento, Coordenador do LabLuz-TJCE e entusiasta da inovação.


15:00

Mídias pagas para órgãos públicos

Marcello Natale – BN3

Marcello Natale é estrategista digital e especialista em comunicação política, com uma vasta experiência em campanhas eleitorais de todos os níveis e mandatos legislativos e executivos. Desde 2012, lidera equipes de comunicação digital e mobilização em diversas regiões do Brasil. Na posição de gestor, Marcello coordenou equipes digitais em agências de propaganda, atendendo a uma ampla gama de clientes nos setores privado e público. Sua expertise inclui projetos envolvendo mídia paga e planejamento digital. Como sócio na agência Bn3 – Marketing Baseado em Números, ele é responsável pela estratégia digital e direção de arte. Marcello é um dos nomes por trás do COMPOL BRASIL, um dos principais eventos de comunicação política no país. Este encontro atrai profissionais de todas as regiões do Brasil, consolidando-se como uma referência no setor. Também é fundador e professor no Clube do Carteiro, a maior comunidade especializada em mídias pagas e estratégia digital para campanhas e mandatos no Brasil, com mais de 200 membros ativos.


15:30

Comunicação interna de impacto para os desafios de Recursos Humanos

Alexandre Araujo – Tribunal de Contas da União

Publicitário de formação, servidor público por vocação, pós-graduado em Governança de TI, trabalha a mais de 25 anos no Tribunal de Contas da União onde já participou de diversos projetos nas áreas Administrativas, Recursos Humanos, Portal e atualmente em Comunicação. Responsável pela implantação da presença do TCU nas redes sociais. Pai do João, do Matheus e do Rafael que lhe ensinam todos os dias como a vida pode ser divertida. Recebeu o Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade, Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, e Prêmio Reconhe-Ser do TCU pela coordenação e execução de campanhas de comunicação interna.

Fabio França – Tribunal de Contas da União

Publicitário, servidor do Tribunal de Contas da União (TCU), com quase 20 anos de experiência em comunicação interna no setor público. Atualmente, é especialista sênior no TCU, coordenando projeto de Comunicação Interna com foco nos desafios de RH. Já foi Diretor e Chefe da Criação na Secom/TCU. É palestrante e professor. Em 2024, foi o único palestrante da Administração Pública Direta nos dois principais eventos de comunicação interna do Brasil (7º Comunicação Interna Brasil e 2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores). Recebeu o Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade, Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, e Prêmio Reconhe-Ser do TCU pela coordenação e execução de campanhas de comunicação interna.


16:30

Eleições 2024, o que as instituições podem e o que não podem fazer?

Fernando Neisser

Mestre e Doutor pela USP. Professor de Direito Eleitoral da FGV/SP. Presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral do IASP. Membro fundador da ABRADEP. Autor dos livros “Crime e Mentira na Política” e “Dolo e Culpa na Corrupção Política”.

Marilda Silveira

Mestre e doutora em Direito Público pela UFMG. Professora de Direito Administrativo e Eleitoral da graduação e do programa de Pós-graduação stricto sensu IDP/EDB. Coordenadora acadêmica da pós-graduação lato sensu em Direito Eleitoral da mesma instituição. Vice-Presidente do IBRADE. Coordenadora da Transparência Eleitoral Brasil. Membro fundadora da ABRADEP e do PARLA. Pesquisadora líder do Observatório Eleitoral – Lider e do Grupo Ethics4AI, ambos do IDP/EDB e Pesquisadora membro do CEDAU/USP. Advogada sócia da Silveira e Unes Advogados Associados.

Sidney Sá das Neves

Presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. É Conselheiro Seccional da OAB-DF. Atualmente faz mestrado em Direito Constitucional (IDP/DF), sendo especialista em Direito Eleitoral (EMAB/Uninassau/BA) e em Direito Processual Civil (UESC/BA). Compõe a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE e do Instituto de Direito Partidário e Político – PLURIS. Também é membro do Instituto de Direito Parlamentar – PARLA, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP, do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP e do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB.


Encerramento

O mundo da tecnologia e da inovação no setor público não deve ser fechado em si mesmo, tecnologia e inovação não é um lugar que está lá para ser alcançado.

Gabriela Tamura – WeGov

Gabriela Tamura

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