Comunicação como um serviço público
O evento Redes WeGov é uma iniciativa que visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do setor público, acadêmicos e especialistas em governança, tecnologia e inovação.
Organizado pela WeGov, uma empresa brasileira que atua no treinamento e no desenvolvimento de competências para a gestão pública, o evento reúne pessoas interessadas em discutir e aprimorar a administração pública por meio de redes colaborativas, inovação e uso de novas tecnologias.
Servidores Públicos
O evento é para profissionais de comunicação no setor público. Considerado o evento mais legal do segmento no Brasil, tem a programação feita pela Rede e para a Rede, desde 2012.
Crie Conexões
O evento aborda o uso de tecnologias de informação e comunicação por órgãos públicos para se aproximar do cidadão. Diversos órgãos públicos e as gigantes da tecnologia já estiveram conosco no redes.
Transformação
Aprendizados, networking, troca de experiências, reconhecimento de cases, inspiração e confiança para o trabalho de comunicação pública, onde você é protagonista e faz parte do processo.
21/11
quinta-feira | 1º dia
09:00
Credenciamento e abertura
Gabriela Tamura – Co-fundadora WeGov
Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Pós Graduada em Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil e em Gerontologia pelo Instituto de Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi agraciada com a medalha do Exército brasileiro pelos serviços públicos prestados pela WeGov. Foi pesquisadora na área de educação do NEES, com coordenadores e professores de Harvard. Em maio de 2023 esteve presencialmente em Boston apresentando o resultado da pesquisa para os professores de Harvard. Gabriela é a idealizadora do evento Redes WeGov e faz a curadoria do mesmo desde a primeira edição, em 2012.
André Tamura – Co-fundador WeGov
Pai e Marido. Cofundador da WeGov. Pensador fazedor da inovação no setor público e curioso das transformações sociais.
10:15
Como as instituições públicas estão utilizando o TikTok para se aproximar do cidadão?
Manu Pinheiro – TRE-SC
Especialista em produção de conteúdo, Manu é formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina/Unisul e traz em sua bagagem profissional trabalhos em rádio, tv e assessoria de imprensa.
Apaixonada por contar histórias, tem em seu currículo a criação do minicurso “Redação Criativa sem Segredos”. É, também, autora do livro ‘Cale-se – a MPB e a ditadura militar’.
Em 2020 criou o ‘Método 4Es – produzindo conteúdo em 4 etapas’ e, com ele, começou a aplicar a ‘Mentoria Descomplique Seu Conteúdo’ para autônomos e micro empreendedores.
Atualmente integra a equipe de produção de conteúdo jornalístico e redes sociais do TRE-SC
Mariana de Aguilar – TRE-SC
Uma criadora-criatura apaixonada pelo poder transformador das palavras e imagens desde muito cedo. Comunicadora criativa e Zillennial, escolheu uma dessas profissões do futuro que ninguém da família sabe muito bem explicar.
Produtora Multimídia nas horas vagas e, em tempo integral, acredita na Comunicação Pública, na propagação da informação de forma responsável, ágil e inovadora. Traz em sua bagagem experiência em criação multimidiática de conteúdo, além de gravação e edição para mídias sociais. Atualmente integra a equipe de produção de conteúdo jornalístico e redes sociais do TRE-SC.
11:00
A comunicação como elemento do conflito
Cristiane Menezes – Tribunal de Justiça da Bahia
Cristiane Menezes Santos Barreto. Juíza de Direito do Estado da Bahia. Graduada em Direito (Universidade Federal de Sergipe). Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). MBA em Gestão de Pessoas e Formação de Líderes, pela Universidade Tiradentes. Mestranda em Métodos Adequados de Resolução de Conflitos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ). Formadora de Magistrado, pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento e Formação de Magistrado (ENFAM). Professora e tutora da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (UNICORP) Professora do Curso e Capacitação em Mediação Extrajudicial, no curso do Brasil Jurídico. Multiplicadora em Mediação e Técnicas Autocompositivas, pela Enfam e pela Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Formadora de Mediadores e Conciliadores Judiciais pelo CNJ – Formadora de Práticas Restaurativas. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz. Certificada em PCC – Professional Coach Certification, pela Sociedade Latina Americana de Coach (SLAC). Certificada Trainner em Programação Neurolinguística (PNL), Certificada em PDC – Professional DISC Certification, pela Sociedade Latina Americana de Coach (SLAC). Certificada em PDA – Análise de Perfil Comportamental, pela Opus Human. Facilitadora Lego Serious Play Methods and Materials. Coordenadora Pedagógica da EMAB 2020-2022. Conteudista do Curso de Capacitação para magistrados e servidores em gestão de pessoas e de rotinas. Finalista do Prêmio SER na área Gestão de Pessoas.
12:00
Almoço
14:00
Painel dos vencedores da feira de Cases do 13º Redes WeGov
Jéssica Macedo – Ministério de Desenvolvimento Agrário / In.Pacto
Case: O MDA voltou, e voltou com tudo MDA
Jéssica é jornalista e especialista em Inovação em Mídias Interativas pela UFG. Com mais de 15 anos de experiência em comunicação no Setor Público, já atuou na Casa Civil da Presidência, no Senado Federal, no Governo do Distrito Federal, na Defensoria Pública da União, dentre outras instituições, implementando e apoiando a construção de uma comunicação digital com foco no cidadão. Atualmente, é account manager da agência in.Pacto no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e 2º lugar na Feira de Cases do Redes Wegov 2024 com o trabalho desenvolvido no ministério.
Thiago Henrique – Ministério Público de Alagoas
Case: Assédio não, dignidade para todos
Thiago é Publicitário com 18 anos de experiência, atuou em empresas privadas no ramo da comunicação, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió/AL, e desde 2017 integra a Diretoria de Comunicação Social do Ministério Público do Estado de Alagoas. Já conquistou oito premiações locais e nacionais, incluindo duas edições do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça e o Prêmio CNMP. Apaixonado por inovação, acredita que as relações interinstitucionais são fundamentais para o avanço da comunicação pública.
Mateus Ferraz – Ministério da Justiça / Santa Fé
Case: Celular seguro
Jornalista há 12 anos, com experiência em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e gestão de equipes. Atualmente, é account manager da Santafé Ideias no Ministério da Justiça e Segurança Pública, liderando uma equipe de 20 pessoas responsável por atendimento à imprensa, criação de conteúdo e comunicação digital. Também atuou como secretário de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), coordenador de Projetos Regionais no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de repórter, apresentador e chefe de reportagem no Grupo RBS.
15:00
Branding no serviço público – case do LabGes
Breno Holanda
Breno Holanda é arquiteto, urbanista e designer com experiência em gestão pública e técnicas de planejamento. Mestre em Geografia, atua no Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Espírito Santo, onde se dedica à gestão de projetos, captação de recursos e promoção de inovação. Além disso, coordena ações de formação continuada para servidores e de aplicação de métodos de design em iniciativas públicas.
16:30
Tecnologia para servidores e cidadãos
Gustavo Maia
Gustavo é membro do GovTech Network do Fórum Econômico Mundial, Advisory Board Member do primeiro fundo GovTech do Brasil, e fundador e CEO do Colab, uma empresa que está transformando governos há 10 anos.
17:00
Como ser um Social Media Gov de sucesso?
Rodrigo Abella – Fundador da R2OH
Graduado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É sócio-fundador da R2OH, empresa especializada em Comunicação Digital com 13 anos de experiência atendendo Instituições Públicas, Dirigentes Governamentais, Empresas Privadas e, mais recentemente, criando e desenvolvendo a Social Media Gov, plataforma de análise, inteligência e benchmarking voltada ao aperfeiçoamento da Comunicação no Setor Público.
18:00
Hora Feliz
Todas as pessoas!
22/11
sexta-feira | 2º dia
09:00
O poder da linguagem na comunicação sobre violência doméstica
Jotapê Malara – New School
João Paulo Malara é nascido e criado na periferia de São Paulo. Mais conhecido como Jotapê, nascido e criado na periferia de São Paulo, é o fundador e CEO da NewSchool – um movimento educacional que está revolucionando o aprendizado de qualidade para os jovens da periferia.
Michelle Hugill – Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Michelle de Souza Gomes Hugill. Secretária da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar/TJSC. Doutoranda em Psicologia, na área de Psicologia Social e Cultura, com foco nos estudos de gênero e masculinidades.
10:00
Influenciadores e a Comunicação Pública
Issaaf Karhawi – USP
Issaaf é ornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Desde 2014, pesquisa a cultura dos influenciadores digitais no Brasil investigação que deu origem ao livro “De blogueira a influenciadora: Etapas de profissionalização da Blogosfera de Moda Brasileira”‘, publicado pela Editora Sulina, em 2020. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Unisinos no Laboratório Cultpop. Na USP, é docente convidada na pós graduação Mídia, Informação e Cultura do CELACC e pesquisadora em comunicação digital no COM+..
11:00
Comunicação Pública do futuro
André Tamura – Co-fundador WeGov
Pai e Marido. Cofundador da WeGov. Pensador fazedor da inovação no setor público e curioso das transformações sociais.
14:00
Descomplicando a Justiça: Comunicação Efetiva com a População
Welkey Costa – Tribunal de Justiça do Ceará (LabLuz)
Pai da Sofia e do Bento, Coordenador do LabLuz-TJCE e entusiasta da inovação.
15:00
Mídias pagas para órgãos públicos
Marcello Natale – BN3
Marcello Natale é estrategista digital e especialista em comunicação política, com uma vasta experiência em campanhas eleitorais de todos os níveis e mandatos legislativos e executivos. Desde 2012, lidera equipes de comunicação digital e mobilização em diversas regiões do Brasil. Na posição de gestor, Marcello coordenou equipes digitais em agências de propaganda, atendendo a uma ampla gama de clientes nos setores privado e público. Sua expertise inclui projetos envolvendo mídia paga e planejamento digital. Como sócio na agência Bn3 – Marketing Baseado em Números, ele é responsável pela estratégia digital e direção de arte. Marcello é um dos nomes por trás do COMPOL BRASIL, um dos principais eventos de comunicação política no país. Este encontro atrai profissionais de todas as regiões do Brasil, consolidando-se como uma referência no setor. Também é fundador e professor no Clube do Carteiro, a maior comunidade especializada em mídias pagas e estratégia digital para campanhas e mandatos no Brasil, com mais de 200 membros ativos.
16:00
Comunicação interna de impacto para os desafios de Recursos Humanos
Alexandre Araujo – Tribunal de Contas da União
Publicitário de formação, servidor público por vocação, pós-graduado em Governança de TI, trabalha a mais de 25 anos no Tribunal de Contas da União onde já participou de diversos projetos nas áreas Administrativas, Recursos Humanos, Portal e atualmente em Comunicação. Responsável pela implantação da presença do TCU nas redes sociais. Pai do João, do Matheus e do Rafael que lhe ensinam todos os dias como a vida pode ser divertida. Recebeu o Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade, Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, e Prêmio Reconhe-Ser do TCU pela coordenação e execução de campanhas de comunicação interna.
Fabio França – Tribunal de Contas da União
Publicitário, servidor do Tribunal de Contas da União (TCU), com quase 20 anos de experiência em comunicação interna no setor público. Atualmente, é especialista sênior no TCU, coordenando projeto de Comunicação Interna com foco nos desafios de RH. Já foi Diretor e Chefe da Criação na Secom/TCU. É palestrante e professor. Em 2024, foi o único palestrante da Administração Pública Direta nos dois principais eventos de comunicação interna do Brasil (7º Comunicação Interna Brasil e 2º Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores). Recebeu o Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade, Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, e Prêmio Reconhe-Ser do TCU pela coordenação e execução de campanhas de comunicação interna.
17:00
Encerramento
#RedesNaEstradaDF
O mundo da tecnologia e da inovação no setor público não deve ser fechado em si mesmo, tecnologia e inovação não é um lugar que está lá para ser alcançado.
Gabriela Tamura – WeGov