“Competências essenciais para inovação no setor público” é um documento desenvolvido pelo Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI-OECD) em colaboração com Nesta em abril de 2017.
O modelo destaca as capacidades e competências individuais dos servidores públicos, assim como a forma que são organizados em equipes e estruturados na administração pública, como determinantes da eficácia em inovação. Portanto, uma organização inovadora no setor público precisa necessariamente desenvolver pessoas, com mentalidade e aptidão para desenvolver soluções em um contexto em transformação.
O diagnóstico irá revelar como você se autoavalia nas competências: Iteração, Alfabetização em dados, Foco no usuário, Curiosidade, Storytelling e Insurgência. Você poderá medir o quanto você já pratica cada uma delas, e quais você ainda precisa desenvolver.
Criamos categorias para avaliar cada competência. As categorias possuem quatro alternativas dispostas em ordem de maturidade. Ao assinalar a primeira alternativa, você deve somar 1 ponto; a segunda alternativa, soma 2 pontos; a terceira alternativa, soma 3 pontos e a quarta alternativa, soma 4 pontos.
Passo 1 – Escreva o nome da primeira competência na folha de papel
Passo 2 – Escreva os números da pontuação que você tirou em cada categoria
Passo 3 – Some os números
Passo 4 – Repita o processo com as outras competências
Passo 5 – Compare a sua pontuação com as categorias abaixo (por competência)
Consciência básica | Capacidade emergente | Praticante regular |
---|---|---|
Entre 2 e 3 pontos | Entre 4 e 6 pontos | Entre 7 e 8 pontos |
Crie um plano de desenvolvimento, listando ações que você pode executar na sua instituição ou procurando referências para aprofundar nas competências que você sente que precisa aprimorar!