Dia 78

Dicas de ideação com Inland

Oficinas de ideação: como resolver problemas complexos em 6 horas?

Quando falamos e escrevemos sobre ferramentas no design de serviços, geralmente falamos sobre cada ferramenta separadamente (por exemplo: brainstorming, diagrama de afinidade, cenários, etc.). Mas no livro “Sprint – Como resolver grandes problemas e testar novas idéias em apenas 5 dias”, de Jake Knapp, ele apresenta uma série de ferramentas. Todos elas juntas formam um método, o Sprint. O livro é muito bom, fácil de ler, mas principalmente, é ótimo ver como combinar ferramentas. O que é uma boa ordem de ferramentas que trabalham juntas para cada momento do processo de design.

No Inland Design, também temos uma série de ferramentas que foram consideradas úteis. Nós as usamos em nossos workshops de Ideação. Uma oficina de ideação dura 6 horas, com uma hora de intervalo para o almoço. O objetivo dessas oficinas é descobrir os principais desafios de uma equipe e projetar possíveis soluções para enfrentar esses desafios juntamente com outras pessoas da organização.

Nossa ordem de ferramentas para a oficina de Ideação é:

1) Identificar desafios: 10 minutos para identificar desafios individualmente e escrevê-los em post-its. Um desafio por post-it. Ultimamente, focamos em desafios em relação aos nossos clientes.

2) Diagrama de Afinidades: cada pessoa conta sobre os desafios que encontrou e os colocamos em um quadro para que todos vejam. Criamos clusters e os nomeamos.

3) Brainstorm – ou Chuva de Ideias: os participantes pensam em soluções para um desafio específico individualmente. 3-4 pessoas pensam ideias para o mesmo desafio. No próximo passo, elas formam um grupo. Dizemos a elas que sejam criativas e ousadas. Nós pedimos aos participantes que pensem em soluções que possam acontecer daqui a cinco anos.

4) Apresentação de ideias: Cada pessoa do grupo apresenta suas ideias aos outros. Usamos nossa matriz de inovação para colocar as ideias enquanto elas estão sendo apresentadas.

5) Cenário: Cada grupo escolhe uma ideia e constrói um cenário usando legos ou peças de madeira. O cenário é uma história que conta como as coisas acontecerão no futuro. Eles desenvolvem a ideia através do cenário.

6) Canvas preditivo: cada grupo preenche um canvas preditivo.

7) Apresentações finais: cada grupo apresenta aos outros a ideia escolhida através do cenário e do canvas preditivo.

8) Próximos passos: Discutimos como seguir em frente. O Inland Design pode ajudar a equipe a dar o próximo passo? Geralmente, o próximo passo é apresentar as idéias aos nossos gerentes para ver se temos recursos para continuar trabalhando neles.

Até o momento, organizamos 5 oficinas de ideação em diferentes áreas da Finlândia, onde temos escritórios. Três idéias provenientes desses workshops de ideação assumiram a forma de projetos nos quais o Inland apoia a equipe de desenvolvimento. Grandes desafios, como o redesenho de certos processos ou a mudança das práticas de trabalho, fizeram parte das soluções que surgiram nessas oficinas.

*Por Mariana Salgado, traduzido de Medium . Os links estão em inglês.