Dia 55

Sobre o OPSI: Observatório de Inovação no Setor Público da OCDE

O que fazemos

Nós revelamos práticas emergentes e identificamos o que vem em seguida, transformamos o novo em normal e prover conselhos seguros. Temos um foco em vários níveis e nosso portfólio abrange os níveis individual, organizacional e de sistema. Adaptamos nossa abordagem com base nos contextos e necessidades de nossos parceiros.

As dimensões do nosso trabalho incluem:

Revelar práticas emergentes e identificar o que vem em seguida, incluindo:

  • Criação de conhecimento e aprimoramento da aprendizagem;
  • Detecção de tendências inovadoras e tecnológicas;
  • Pesquisas empíricas.

Transformar o novo em normal:

  • Difusão de métodos, habilidades e frameworks de trabalho;
  • Convocação de redes de inovadores;
  • Estudo de caso global, ferramentas e gestão de comunidades.

Prover conselhos seguros:

  • Estratégias de transformação personalizadas;
  • Métodos, habilidades e ferramentas;
  • Revisões e avaliação.

Com quem trabalhamos

Nossos parceiros são inovadores em diversos lugares: no governo, na academia, ONGs globais, sociedade civil e indústria. Nós nos conectamos com líderes e profissionais, com base em suas necessidades e onde nós podemos adicionar melhor valor.

Nossos parceiros são nossos colaboradores; nós assumimos riscos com eles para que possamos continuar ultrapassando barreiras nessa área evolutiva de pesquisa e prática. Você está pronto para fazer mudanças?

Baixe o flyer do Observatório de Inovação no Setor Público para ver o conjunto completo das nossas ofertas;

Descubra nossos projetos específicos e veja como nós podemos trabalhar com você;

Nos conte a sua história de inovação no setor público para que possamos aprender com você;

Quem somos

O Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) é um fórum global para a inovação no setor público.

Em um momento de crescente complexidade, demandas que mudam rapidamente e pressões fiscais consideráveis, os governos precisam entender, testar e incorporar novas maneiras de fazer as coisas.

O OPSI trabalha com os governos para entender e encorajar novas abordagens para atender os problemas complexos da sociedade, através do empoderamento de servidores públicos com novas ideias, conhecimento, ferramentas e conexões que os ajudem a explorar novas possibilidades.

Nós valorizamos a curiosidade, a compreensão das necessidades das pessoas, uma perspectiva do sistema e abertura a novas oportunidades. Com a experiência em primeira mão de nossos especialistas em inovação trabalhando no governo, nós descobrimos que um setor público inovador cria melhores políticas públicas, parcerias construtivas e entrega melhores resultados.

Desde 2013, construímos nossa forte reputação em nossa experiência em tendências globais, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), impacto tecnológico transformador, sistemas de inovação do setor público e habilidades, processos e métodos de inovação. Nossa equipe conecta e reúne inovadores em todo o mundo e aconselha diretamente líderes da inovação do setor público nos países membros da OCDE e além.

Equipe

Obs: A equipe pode ter mudado

Marco Daglio é o Vice-Diretor da Divisão de Reforma do Setor Público e Diretor do OPSI, uma iniciativa da OCDE para apoiar e aconselhar os governos no melhor aproveitamento de abordagens inovadoras para transformar o setor público. Anteriormente, ele foi chefe de unidade na mesma divisão responsável pela prestação de serviços públicos e engajamento público. Seu último estudo editado “Promovendo a Inovação no Setor Público” analisa o papel combinado de regulamentos, mecanismos orçamentários, gestão de recursos humanos e mudança organizacional para criar espaço para inovação no setor público. De 2005 a 2009, Marco trabalhou em várias posições de analista de políticas na OCDE sobre governo digital, luta contra a corrupção, acesso à informação e governo aberto. Marco é um entusiasta de vôlei (menos depois de torcer o tornozelo) e torcedor da Juventus. Ele pode ser encontrado no Twitter em @DaglioM.

Alex Roberts é especialista em inovação e vice-diretor do OPSI. Alex lidera o trabalho nos estudos do Observatório em sistemas de inovação no setor público em países, além de contribuir para o trabalho do OPSI no Modelo das Faces de Inovação e no Ciclo de Vida da Inovação. Alex tem uma paixão por inovação e como o governo pode fazer as coisas de maneira diferente (e melhor). Antes de ingressar no Observatório, Alex trabalhou no Serviço Público Australiano, onde foi um dos principais autores do relatório Empoderando Mudanças: Fomentando a Inovação no Serviço Público Australiano (2010), apoiou o projeto APS 200 sobre inovação do setor público, que levou à ‘APS Innovation Action Plan’ (2011), e ajudou a configurar, executar e encerrar o DesignGov, um laboratório experimental de inovação do setor público (2012-2013). Fora do trabalho, Alex está interessado em Singularity, ficção científica, programas de TV trash e discussões sobre isso. Alex pode ser encontrado no Twitter em @CaptainInnovate.

Jamie Berryhill é especialista em inovação do OPSI. Seu trabalho inclui revelar e rastrear tendências de inovação e conduzir pesquisas sobre a interseção entre inovação e governo digital. Mais recentemente, ele foi co-autor de um guia Blockchain e estudos de caso para servidores públicos. Antes de ingressar na OCDE, Jamie trabalhou no Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) como Chefe de Política do Diretor de Informações (CIO) dos Estados Unidos. Seu portfólio incluiu a reestruturação da governança de tecnologia em agências, a criação de novos mecanismos de financiamento para a modernização da tecnologia e a transparência através de políticas e abordagens de dados abertos e de código aberto. Antes da OMB, Jamie trabalhou no Escritório de Contabilidade do Governo dos Estados Unidos (GAO) para fornecer ao Congresso dos EUA análises baseadas em dados de fraude e abuso em programas governamentais.

Angela Hanson é especialista em inovação no OPSI. Ela lidera o trabalho em torno de métodos de inovação, ferramentas e capacitação. Ela também é a líder do OPSI Toolkit Navigator, que orienta servidores públicos e formuladores de políticas públicas em relação a recursos relevantes para seu portfólio e abordagem de inovação. Angela é funcionária pública desde que nasceu e trabalhou em administrações de vários níveis nos Estados Unidos. Pouco antes de ingressar na OCDE, Angela trabalhou no Escritório de Inovação da cidade de Austin, Texas, onde se concentrou em capacitação baseada em projetos, desafios e prêmios de inovação, construção de ecossistemas Smart Cites e formação de equipes e recursos inovadores. Antes disso, ela atuou como oficial nomeada de Silvicultura Urbana e Infraestrutura Verde para Austin, onde liderou equipes multidisciplinares nos esforços de planejamento estratégico e de políticas. Ela é apaixonada por sistemas urbanos, pesquisas e intervenções baseadas em narrativas, montanhas, co-evolução natural e psicogeografia. Ela pode ser encontrada no Twitter em @CivicCatalyst.

Laura Macías é consultora no OPSI. Ela pesquisa sobre tendências em inovação no setor público, gerencia a plataforma de estudos de caso de países e coordena as relações da OPSI com equipes de inovação e governos da América Latina. Ela tem experiência em trabalhar para Empresas B, ONGs e organizações multilaterais, principalmente em projetos e políticas de desenvolvimento na América Latina e na África. Antes da OCDE, Laura trabalhou para a UNICEF em parcerias privadas, advocacy e campanhas de angariação de fundos. É mestre em Relações Públicas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e é bolsista do programa Liderazgo por Bogotá (uma bolsa de estudos concedida a jovens profissionais que trabalham em políticas públicas) da Universidade dos Andes, na Colômbia. Ela é muito apaixonada por assuntos de gênero, especialmente aqueles relacionados aos direitos sociais e econômicos das mulheres, e o papel fundamental da diversidade para a inovação. Laura também é dançarina de balé e jazz. Ela pode ser encontrada no Twitter como @lmaciaslozano.

Kevin Richman é especialista em inovação no OPSI. O foco principal de Kevin é ajudar os governos a criar inovação sustentável por meio de capacidades e habilidades aprimoradas de inovação individual e organizacional. Kevin trabalha diretamente com líderes em capacidades organizacionais e inovação sustentável e com funcionários públicos no desenvolvimento de habilidades de inovação e está trabalhando em relatórios sobre o desenvolvimento de capacidade de inovação organizacional e liderança inovadora. Kevin trabalhou 10 anos no governo dos EUA, trabalhando em inovação, experiência do cliente, liderança de pessoas, análise de dados e comunicações. Kevin também faz parte do conselho consultivo para jovens líderes do governo – uma organização sem fins lucrativos que ajuda jovens líderes do governo dos Estados Unidos a construir uma comunidade, a desenvolver profissionalmente e a construir resiliência. Quando Kevin não está trabalhando, ele está viajando, assistindo televisão ou jogando mal futebol.

Rebecca Santos é especialista em inovação no OPSI. Rebecca trabalha em projetos para investigar a eficácia na implementação de políticas públicas e governança específica do setor para promover a inovação e o aprendizado. Ela lidera o processo de consulta pública e participação na Declaração da OCDE sobre Inovação no Setor Público, um conjunto de princípios aos quais os governos podem aderir para incentivar uma melhor abordagem sistêmica à inovação e gerencia comunicações estratégicas e engajamento para a equipe. Antes de ingressar na OPSI, Rebecca era consultora sênior de políticas públicas do Departamento de Educação da Austrália do Sul de Nova Gales. Lá, Rebecca gerenciou pesquisa e desenvolvimento em políticas públicas de educação, e a aprovação de políticas nacionais estratégicas por meio do Conselho de Governos da Austrália, o principal fórum intergovernamental do país. Rebecca pode ser encontrada no Twitter em @SantosBec.

Dr. Piret Tõnurist lidera o trabalho em pensamento sistêmico, mensuração de inovação governança antecipatória no OPSI. Ela coordena o trabalho do OPSI em inovações transformadoras, desenvolvimento da teoria de inovação e trabalha diretamente com os países membros da OCDE e seus problemas complexos. Piret é bolsista de pesquisa no Departamento de Inovação e Governança de Ragnar Nurkse, TalTech, e realizada pesquisas sobre diversos tópicos como laboratórios de inovação, coprodução, digitalização, coordenação entre máquinas e gerenciamento de políticas de inovação.

Anteriormente, ela assessorou o Parlamento da Estônia e trabalhou como auditora de desempenho do Escritório Estadual de Auditoria no campo da inovação e da política empresarial. Ela é uma defensora ativa da mudança orientada a propósitos no setor público e colaborou com diferentes governos, empresas estatais e laboratórios de inovação em todo o mundo. Piret possui doutorado e mestrado pela TalTech em governança tecnológica, além de um mestrado pela KU Leuven em avaliação de políticas públicas. Ela pode ser encontrada no Twitter em @PiretTonurist.

Kévin Kok Heang é pesquisador de inovação no OPSI. O interesse de Kévin está no uso da tecnologia para o desenvolvimento econômico por meio da cooperação na formulação de políticas de inovação. Atualmente, ele está trabalhando em uma cartilha sobre Inteligência Artificial feita sob medida para o setor público e fornece assistência no estudo de caso do Brasil. Kévin está cursando Mestrado em Inovação no Setor Público e Governo Digital na KU Leuven (Bélgica), WWU Münster (Alemanha) e TalTech (Estônia) através do programa Erasmus Mundus, com foco em governo digital local. Antes de ingressar na OPSI, ele também trabalhou no setor privado e possui mestrado em engenharia mecânica e industrial pela Arts et Métiers ParisTech (França).

*Traduzido pela WeGov de: https://oecd-opsi.org/about-observatory-of-public-sector-innovation/