Dia 57

RELIS: A rede de Inovadores latinoamericanos

Em meados de 2017 a WeGov foi surpreendida com um convite – e, diga-se de passagem, o nosso primeiro convite internacional: receber um prêmio pelo HubGov como uma das 30 melhores práticas de inovação social na América Latina. Esse prêmio seria recebido em Guadalajara, no México.

¡Muy bien! Fizemos as malas, desenferrujamos o espanhol e partimos rumo à cidade mexicana.

O Encontro Latinoamericano de Inovação Social a partir do Setor Público – ELIS – aconteceu no final de outubro e contou com representantes de toda a América do Sul, além de vários outros da América Central. Servidores públicos, professores, estudantes e empresários preocupados em discutir uma melhor gestão pública latinoamericana para seus cidadãos.

Nos deparamos com um evento aberto ao diálogo e ao debate, com especialistas em inovação vindos de diversas partes da região, projetos inovadores acontecendo nas mais diversas instituições. Mas o que não esperávamos era que, desse ”pequeno” encontro, surgiria uma rede engajada em solucionar os problemas públicos da América Latina: a RELIS.

A RELIS – Rede Latinoamericana de Inovação Social a partir do Setor Público – é uma rede em construção. No méxico, estivemos por mais de 4 horas com servidores públicos e acadêmicos da Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Costa Rica para prototipar e desenvolver o que se tornaria essa rede de inovadores. Estabelecemos agendas em comum, planos de ação e frentes de trabalho para iniciarmos o projeto.

E essa rede foi tomando corpo. Ainda no México, as WeGovers presentes eram as únicas representantes brasileiras em todo o evento. No ano seguinte, em 2018, trouxemos o ELIS para Florianópolis/Brasil e conseguimos ampliar essa representação. Fomos de cerca de 20 pessoas para um grupo de 73 pessoas.

Hoje, a RELIS é uma rede autônoma, descentralizada, onde não há formalidades e que só funciona se todos os seus participantes contribuem ativamente para seu funcionamento. O encontro da rede é feito cada ano em um país diferente. Em 2015, na Colmôbia, onde ainda se encontrava em um estágio bastante embrionário; depois na Costa Rica em 2016, seguido pelo México em 2017 – e onde pudemos juntar os participantes para prototipar e decolar a rede.

Em 2018 tivemos a honra e o prazer de sermos os anfitriões do encontro da rede, no ELIS 2018, que aconteceu em Florianópolis/Santa Catarina.

De maneira muito simples, utilizamos a RELIS primariamente para divulgarmos os bons projetos que vêm acontecendo no setor público latinoamericano, além de prêmios, editais e tendências de inovação. E de um gesto tão simples, como reunir alguns dos integrantes para consolidar essa rede, podemos dizer que fomos – e ainda somos – responsáveis por criar uma união e coesão entre os países da América Latina no que tange o setor público.
Temos tantos elementos em comum mas compartilhamos tão poucas práticas e políticas públicas inovadoras. Por que não mudarmos esse cenário?!

Com a RELIS, queremos essa projeção para o futuro: uma América Latina mais forte, unida e integrada por um setor público que compartilha as melhores práticas para entregar um grande serviço ao cidadão. Vamos junto com a gente?

Para ser adicionado à rede, entre em contato conosco e nos explique qual projeto inovador você vem desempenhando perante a sua instituição!