Big Data e o Pequeno Príncipe

Joni Hoppen
Posted on

Aprenda usar as hashtags como técnica poderosa de Big Data

Hoje muito se fala sobre Hashtags. Quem usa de fato a antes das palavras para se informar? Não basta apenas ir no Google buscar informação? Não.
Neste texto vou mostrar o poder da hashtag como uma incrível técnica de Big Data.

O Pequeno Príncipe

Lembra da história do Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry? As aventuras da obra descrevem vários aspectos da natureza humana com uma precisão, profundidade e leveza impressionantes. Para quem nunca leu, fica a recomendação, é muito enriquecedor, principalmente se você já for adulto.
A história, em resumo, fala de um o menino ingênuo e sonhador que dividia seu pequeno planeta chamado B612 com uma rosa. De tempos em tempos, a vida se tornava chata e era necessário sair, viajar, explorar outros mundos. Aí o que ele fazia? Pegava carona em cometas para viajar e conhecer outros lugares. Aí é que entramos no tema das hashtags

“As estrelas são todas iluminadas…
Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?”
Antoine de Saint-Exupéry

B612

Imagine que o planeta B612 é o seu o perfil do Twitter com a pequena rosa (foto do perfil). Você nota que todos os portais que você consome informação falam a mesma notícia, não é estranho? Então você precisa pegar um cometa e viajar até outros planetas para ficar melhor informado.
Pronto, chegamos as – Elas são os cometas que acessam rapidamente conhecimentos compartilhados pelas redes. As hashtags são uma revolução na disseminação da informação multimídia social em diversos contextos.
Imagine que milhões de pessoas estejam escrevendo milhares de coisas ao mesmo tempo, em milhares de idiomas, associando fotos vídeos, textos e etc. Como encontrar sentido em tudo isso, como navegar por todos esses planetas (contextos)?

Hashtags

Use as #hashs nas buscas como o Pequeno Príncipe usa os cometas. Conheça novas fontes de informação e reflita sobre suas viagens no mundo da informação. Como exemplo: Experimente ir na busca do Facebook ou Twitter #cachoeira, depois adiciona mais uma tag do seu estado #cachoeira #SC. Pronto? Ainda não, você pode filtrar os resultados tipo de mídia vídeos, textos, fotos e etc.
Os resultados serão compartilhamentos feitos pessoa de verdade que marcou sua experiência em vídeo e você ainda poderá contactá-la. Não é genial? E pensa só, se os seus conteúdos tiverem boas Hashstags, muito mais pessoas poderão conhecer o seu planeta B612, principalmente se o que você faz é algo relevante à rede.
O limite é somente a sua curiosidade e criatividade, que tal tentar uma busca pela hashtag: #VotoConsciente

Hashtags Cometas

Hashtags permitem acesso rápido a outros mundos de forma horizontalizada e menos vertical do que os meios tradicionais de comunicação.
Hashtags permitem que outras pessoas encontrem o seu mundo.
Esteja conformado que você nunca saberá tudo sobre todos, então use as hashtags com sabedoria para chegar rápido ao que interessa porque a vida é efêmera como a rosa.
O Google é útil, mas não deve ser a único cometa no universo para te levar aos lugares, falta ainda muito contexto a ele.
As hashtags apesar de simples, são muito poderosas e democráticas, feitas por todas as pessoas.
As hashtags nunca desaparecem enquanto houver conteúdo amarrados a elas.
Por hoje é isso. Se gostou, compartilhe este artigo com as #wegov e #aquarela

Desejo uma boa viagem a todos!

Foto: Mari Merlim

Deixe uma resposta