Aconteceu no dia 6 de junho de 2018
No dia 6 de junho, a Universidade Corporativa dos Correios do Distrito Federal foi palco de um dos eventos mais esperados do Programa HubGov 2018: o Tags da Inovação! Reunindo HubGovers dos quatro Estados participantes, uma comunidade interessada no mundo da inovação e palestrantes de alto nível, o evento foi um sucesso de conteúdos!
A abertura ficou a cargo do nosso diretor André Tamura, que apresentou a WeGov e o Programa HubGov aos presentes. Durante a manhã, palestraram Osório Dias, dos Correios, falando sobre Gestão de Política Pública na Era da Economia Compartilhada, abordando as tags #Colaboração, #SmartCities e #EconomiaCompartilhada. Para Osório, uma das saídas para a falta de familiaridade do governo com modelos de Colaboração centrados no conceito de Economia Compartilhada são as Smart Cities. Em seguida, Moacir Marafon, diretor executivo da Softplan, abordou as tags #transformaçãodigital, #saúdetech, #educaçãotech e #segurançatech para enriquecer ainda mais o assunto.
A manhã foi encerrada com a palestra de Fábio Rua, da IBM Brasil, que abordou as tags #bigdata, #deeplearning, #dadosabertos, #realidadeaumentada e #Inteligência Artificial, discutindo alguns dos principais avanços tecnológicos que já permeiam a sociedade e que levantam relevantes discussões entre os ambientes público e privado.
Quem começou a parte da tarde foi o entusiasta Wagner Sanchez, da FIAP, que falou aos participantes sobre Biohacking: Uma inevitável disrupção, que quando fundido com outras tecnologias exponenciais como #biohacking, #robotica, #maker e #cognificação, proporciona oportunidades de novas soluções para as empresas. Representando a WeGov, André Tamura conversou com o pessoal sobre as tags #democraciadigital, #plataforma, #inovaçãosocial, #startups, #storytelling e #governodofuturo, em uma narrativa que amarrou também os outros conceitos apresentados no evento.
Em seguida, Ronan Damasco, diretor da Microsoft Brasil, ao abordar as tags #computacaocognitiva e #IA, falou sobre o impacto da inovação e da tecnologia no Setor Público. A tarde ainda contou com a presença do nosso parceiro Coronel Paulo Sousa, falando sobre a tag #bots, e com um painel sobre #ecossistemadeinovação e #labsgov, ministrado por Marília Assis, do LAB.ges, e Jéssica Maia, HubGover 2017 e integrante do HubSSP.
As palestras ainda contaram com o teste de tecnologias nos participantes, que compartilharam conhecimentos, risadas, trocas de ideias e perspectivas para o futuro da inovação. O dia terminou com todos os presentes dando seus feedbacks sobre o evento, de muita satisfação e felicidade por terem tido a oportunidade de participar desse evento incrível da WeGov!
“Não conhecia a WeGov, pesquisei e depois do que vi aqui hoje posso dizer que estão no caminho nobre e certo, contem com a IBM daqui pra frente. Parabéns!”
Fábio Rua
#ATER4_0
A Transformação Digital no setor primário transcende o Agronegócio, Startups e Agrotechs. O Censo Agro 2017 revelou que 70% dos estabelecimentos rurais possuem até 50 hectares, onde a Agricultura Familiar está presente. Por outro lado o acesso a internet cresceu 1790%. O número de produtores que declaram usar a rede passou de 75mil para 1,4milhão. O acesso a IoT, Redes Sociais, APPs, Dispositivos Móveis vem alterando o conceito de presença tendo reflexos na sucessão e êxodo rural. O paradigma da Extensão Rural está mudando. A introdução de TICs neste setor produtivo, além de estar diminuindo a penosidade no trabalho rural, está chamando a atenção de uma nova geração de produtores. Com isso, os stakeholders deste setor devem estar atentos as novas expectativas desta nova geração.