A união faz a… rede!

Guilherme Rocha
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Ação conjunta de órgãos públicos sobre a LAI chega aos trending topics (junto de #CiteFilmesComMiojo)

A definição de rede, independente do segmento, pressupõe o múltiplo. Não diferente, nas redes sociais, todos dependemos de amigos, fãs ou seguidores para propagarmos nossas informações. Não basta uma andorinha só.
Apesar de não ter exatamente se baseado nisso, a CGU postou o despretensioso tweet no dia que antecedeu a comemoração, no órgão, dos 3 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI):


Daí, sem muito planejamento, começou uma sucessão de eventos que culminou na ação da hashtag #3anosLAI, alcançando potenciais 10,7 milhões de perfis no Twitter e ficando 6h55 nos trending topics Brasília, ao lado de fortes concorrentes como “Hoje é sexta”, “#ClaudiaLeitteNoGugu” e “#CiteFilmesComMiojo” – Fonte: trendinalia
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Porém, a hashtag só ganhou vida após a divulgação da ideia em um grupo no Facebook de entusiastas ‘social medias’ que trabalham na Administração Pública, o Redes eGov:
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Para nossa alegria (e surpresa!), a adesão foi imediata. Profissionais de órgãos do Norte ao Sul do país manifestaram interesse em produzir conteúdo e aceitaram o desafio (thanks <3). Assim, no dia seguinte, a CGU deu o start aos #3anosLAI apresentando um novo serviço: o ranking de cumprimento da Lei de Acesso nos estados e municípios do país:


Em seguida, vários nós da rede da WeGov, de todos os Poderes e esferas da Federação, deram uma aula de cidadania apresentando à população os resultados da LAI nestes 3 primeiros anos:

Métricas com Brandviewer

Segundo o Brandviewer, que gentilmente se prontificou a mensurar a hashtag (também em virtude do Redes eGov), foram mais de 800 tweets que vieram de mais de 400 perfis diferentes.

Deixo aqui meu obrigado a alguns que consegui registrar, dentre órgãos, iniciativa privada e ONGs: Blog do Planalto, Portal Brasil, TCU, FAB, Exército, Senado, ANA, Prefeitura de Curitiba, TRF 4ª região, MPF, MP-SP, MP-SC, AGU, Controladoria MG, Prefeitura de Novo Hamburgo, Governo de SC, SCGE-PE, TRE-MG, TCE-RS, TJ-PE, UFC, EBC, UEPB, Enap, A voz do brasil, TV NBR, TV Brasil, Observatório Social de Brasília, Abraji, Acesso Público, São Paulo Aberta, Agenda Pública, Conselho Federal de Odontologia e o WeGov.

Esses (e outros que certamente esqueci de citar) foram essenciais contribuições para que o mapa do Brasil, que indica de onde vieram a hashtag #3anosLAI, ficasse bonito assim:
#3anosLAI
#3anosLAI nas cidades
Mas não foram apenas órgãos e perfis de pessoas jurídicas que participaram, durante a ação, a CGU convocou os cidadãos para que enviassem suas perguntas:


Resumo da ópera, uma ideia surgida de um tweet desencadeou uma ação sem precedentes no perfil oficial da Controladoria-Geral da União no Twitter. O gráfico do Klout (índice de influência) fala por si:
Claro que nada disso seria possível apenas com o perfil da CGU, vide o primeiro tweet com meros 6 RTs e 6 curtições. Mas também, vale ressaltar que não é preciso uma mega equipe, verba de patrocínio/impulsão de posts e planejamento meticuloso (todos desejáveis, claro). Éramos apenas 2 servidores no dia da ação (a terceira pessoa da equipe estava de férias).
Tá. #CiteFilmesComMiojo era bem mais divertida.. Mas #3anosLAI contribuiu de forma efetiva para o incremento da transparência pública no país. Graças às redes.

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