Entenda o planejamento como um farol que iluminará seu caminho
Antes de começar a ler este post, faça uma reflexão e se pergunte: como estará o seu trabalho daqui a cinco anos? Se você chegou a conclusão que estará igual, provavelmente não trabalha com comunicação e nem tampouco com mídias sociais.
A velocidade com que as coisas mudam, sejam elas ferramentas, canais ou até formatos de conteúdo é cada vez maior. Tentar acompanhar tudo com lupa é ilusão. Algo sempre escapa pelo caminho. Por isso, eu acredito fortemente que a estratégia é o que fica. Forte, enraizada e sólida. As táticas são igualmente importantes, mas são consequências, meios para um fim maior.
Objetivos da comunicação
Nós, comunicadores públicos, temos o dever de elaborar um planejamento consistente de comunicação, com metas estabelecidas e objetivos de curtíssimo, curto, médio e longo prazo a serem alcançados, com foco na melhoria contínua do serviço prestado ao cidadão e à sociedade. Qual é o objetivo estratégico da sua área? Como ele se relaciona com a missão da instituição? Como e com quais critérios editoriais você escolhe o que comunicar em seus canais de contato com a sociedade?
O trabalho de planejamento estratégico focado em comunicação pública, técnico e preciso, perdura. Ele é um farol que ultrapassa barreiras e ilumina o caminho a ser seguido, indo além de cargos e chefias. Evita descontinuidade na medida em que gera resultado e muda a cultura organizacional por meio de processos. Se torna irreversível. Ele dá autonomia e empodera as pessoas. Ele cria rede e capital social. E quando a rede ganha força, não para, só aumenta. Pode parecer utópico, mas acredito que é assim que tem que ser, técnico, planejado e documentado. Somos profissionais e, como servidores públicos, servimos à sociedade.
Mas, o que isso significa na prática e como encaixar o planejamento em nosso dia a dia atribulado e cheio de incêndios para apagar? Como fazer? Existe um manual? Estas serão as questões que pretendo abordar nos próximos textos da minha coluna no Cetem ideias.
Para começar, é importante conhecer os sete passos para um projeto de comunicação acontecer (perceba que o planejamento é apenas um deles):
1. Planejar estratégia e tática;
2. Mapear e assumir riscos;
3. Articular e estabelecer parcerias com formadores de opinião internos e obter a chancela do projeto/iniciativa;
4. Investir recursos humanos, financeiros e ter infraestrutura adequada;
5. Capacitar equipe;
6. Criar uma matriz de prioridades;
7. Fazer um cronograma de ações imediatas, de curto, médio e longo prazo e…Executar!
Gerar mudanças
Você já parou para pensar em quantas pequenas mudanças e inovações pode colocar em prática imediatamente? E que existem tantas outras que podem acontecer com um estudo mais aprofundado? Isso é legado, é gerar mudança.
Outro erro clássico é considerar que o planejamento estratégico demora para dar resultados. Engano: planejar não significa demorar para agir.
E então, o que você acha disso tudo? Você trabalha com planejamento em seu dia a dia? Vamos conversar. Até a próxima! 😉