Pessoas não são máquinas
É um clichê simples e verdadeiro: A inovação começa pelas pessoas.
Relacionar-se não é tarefa simples, tampouco um dom divino. As características pessoais múltiplas podem definir um resultado muito bom ou muito ruim.
Times multidisciplinares, com competências, habilidades e atitudes abrangentes, podem ser o grande diferencial para que uma situação organizacional seja modificada, renovada e transformada.
Não é somente uma questão de gestão de pessoas, hierarquia, cargos, salários ou simplesmente um papel da liderança inspiradora. É uma questão de sobrevivência organizacional, tratar as pessoas como pessoas.
Aqui, escrevo 11 formas de fazer isso:
11 Formas de tratar as pessoas como pessoas
- As pessoas buscam autonomia. Então, dê a elas autonomia. Deixe-as que controlem o máximo possível do trabalho.
- As pessoas querem saber o que é que se espera delas e como elas estão se saindo. Se possível, crie uma forma para elas mesmas saibam disso (game). Quando isso não for possível, dê feedback regularmente. Especialmente elogios.
- Os sistemas e algoritmos não têm emoções, mas as pessoas sim. Permita que as emoções apareçam no trabalho. Mesmo que isso, às vezes, pareça “descontrole” emocional, é humanamente poderoso.
- As pessoas querem ser competentes e precisam demonstrar isso. Ajude-as a fazer um trabalho que se baseie em seus pontos fortes.
- As pessoas querem crescer e se desenvolver. Elas querem fazer melhor amanhã do que são capazes de fazer hoje. Então, ajude-as no seu desenvolvimento.
- As pessoas preferem trabalhar com pessoas que gostam. É por isso que a dinâmica de grupo é importante. Preste atenção às coisas que mantêm a equipe num espaço seguro e agradável para trabalhar.
- As pessoas têm uma vida. O trabalho é apenas uma parte disso. Eles trarão pedaços dessa vida para o trabalho. Deixe que compartilhem. Levar a vida para o trabalho, e levar o trabalho para a vida não significa exatamente a mesma coisa.
- As pessoas não são uma máquina constante. Mesmo as melhores, mais produtivas e mais alegres têm dias em que cometem erros, estão mal-humoradas e não produzem bem. Entenda isso para elas, e para vocês mesmo(a).
- As pessoas têm ideias. Quando elas têm ideias, elas querem compartilhá-las. Quando elas as compartilharem, trate essas ideias como o presente que elas são.
- As máquinas têm números de série. As pessoas têm nomes. Use o nome delas. Use um nome que elas gostem. Em caso de dúvida, pergunte como elas gostariam que você as chamasse.
- As pessoas gostam de ser agradecidas. Agradeça-lhes por seu trabalho, por seu esforço, por ajudar outras pessoas.
Tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas é um exercício de empatia. Faça com os outros aquilo que gostaria que fizessem com eles, e não com você.
Se a inovação começa pelas pessoas, trate as pessoas como pessoas, não como máquinas.
Foto de capa por Synced
Texto escrito para o blog do Nidus – Laboratório de Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina