Quanto tempo você dedicaria para melhorar?
Realidade #1
Você quer aumentar seu orçamento dedicado para a compra de mídia digital. Seu chefe acha que a quantia atual está OK, que os resultados estão satisfatórios e culpa a crise para justificar o não-aumento. Você sabe que o orçamento é insuficiente e que está abaixo do que o mercado de Social Media Gov costuma investir, mas a sua opinião não é suficiente para convencê-lo.
Realidade #2:
Você acha que é preciso dar aquele extra-mile no trabalho feito em Mídias Sociais – fazer aquele relatório bonito de Webanalytics; começar a fazer relatórios de análise de rede, alguma coisa que será um grande breakthrough na sua instituição. Mas sua chefe acredita que isso tudo “é esforço demais pra retorno de menos”, que “ninguém faz isso” e que “é necessário focar naquilo que dá resultado”. Você sabe que ela está errada e já consegue imaginar quantos insights valiosos você vai perder, mas entre a sua palavra e a dela, a dela ecoa mais e acaba ganhando o embate.
Realidade #3:
O órgão onde você trabalha tem apenas um profissional para cuidar dos esforços digitais – a chamada “EUquipe” – e você precisa justificar a contratação de mais funcionários. Depois de muita discussão, você consegue contratar um estagiário (4h por dia, ganhando R$500 por mês). Na hora de replicar internamente na luta pela contratação de alguém mais sênior, você escuta de seus diretores que “meu sobrinho de 18 anos tem uma empresinha de mídias sociais, podemos contratar ela, se quiser”. Você sabe que isso não será suficiente, mas você acabou de ser presenteado com um aumento de 100% da “EUquipe” e vai ser complicado rever essa decisão.
Social Media Gov no Brasil
O trabalho de Social Media e Marketing Digital ainda está na fase do empirismo e dos testes – não existe um conhecimento pétreo. Existem, contudo, boas práticas operacionais, táticas e de gestão que funcionam como diretrizes e guiam o nosso trabalho no dia-a-dia. No que diz respeito exclusivamente a Social Media Gov, ainda há poucas informações sobre quais são essas boas práticas – especialmente táticas e de gestão, os quais se distanciam bastante dos demais mercados.
Foi com o intuito de criar um parâmetro válido para os profissionais do mercado que a WeGov e a BR.AZ se juntaram para fazer a I Pesquisa Social Media Gov do Brasil.
Por isso, faço um pedido, em nome da BR.AZ e da WeGov, para todos os profissionais que trabalham com Social Media em/para órgãos públicos e instituições governamentais: dediquem alguns minutos para responder a essa pesquisa com afinco, pensando no impacto positivo que ela terá para nossos colegas de profissão.
Pode crer: são só alguns minutinhos pra uma pesquisa que te ajudará e melhorará o mercado de Social Media Gov, aqui vai um atalho .