Aconteceu nos dias 14 e 15 de Junho de 2018.
Nos dias 14 e 15 de Junho, a FIAP foi palco da terceira e última oficina do Programa HubGov 2018. O tema escolhido foi a Comunicação no Setor Público, levando em conta a importância que a comunicação ocupa no cotidiano daqueles que empreendem novas ideias e precisam engajar outros públicos para enfrentar seus desafios. Confira abaixo como foram os dois dias em São Paulo!
A Oficina contou com a participação de HubGovers dos quatro estados participantes, sendo a maioria formada por pessoas que não são especificamente encarregadas da comunicação de suas Instituições, formando assim um perfil heterogêneo em suas experiências relacionadas aos conceitos, funções e ferramentas da comunicação.
Os facilitadores foram os WeGovers Guilherme Rosa, de São Paulo, e Jéssica Macedo, de Brasília. A dupla desenvolveu os momentos da Oficina mesclando conceitos e exercícios práticos, de modo que os participantes pudessem relacionar os tópicos ao desafio da Instituição no HubGov, transpondo as técnicas aprendidas à muitas outras situações de trabalho diárias em que a comunicação terá papel essencial.
Entre os temas abordados estavam a História das Assessorias de Comunicação, Comunicação Interna, Comunicação Externa, Branding no Setor Público, Media Training, Pitching, Comunicação Não-violenta, além dos estudos de caso. Foram apresentados casos relacionados a mídias sociais, como o caso do Senado e do Exército Brasileiro, bem como casos de branding do Centro Vivo São José dos Campos e do IPPLAN. Entre os exercícios, mapearam o fluxo de comunicação de sua instituição/órgão, usando a abordagem do “Golden Circle” respondendo “Qual o propósito do meu desafio? Por que/como/o que?”, escreveram um release para a imprensa para divulgar a sua proposta, elaboraram uma “matriz de stakeholders” para planejamento estratégico da comunicação e planejaram e gravaram o pitch.
A Oficina teve a participação especial do HubGover Hélio Martins, da equipe da Justiça Federal de São Paulo, que é formado na área de comunicação e cineasta nas horas vagas, que apresentou o que é Media Training e Pitching, dando dicas valiosas aos participantes, que na sequência puderam colocar em prática gravando o pitch de seu desafio.
Ao fim, a integração entre as pessoas de diferentes Instituições é sempre um dos principais benefícios proporcionados pelo HubGov, e dessa vez não foi diferente, manifestando os variados talentos presentes e integrando as Instituições sob o mesmo desafio: o de transformar o setor público.