Dia 28

Conseguirão os líderes do setor público aprender a compartilhar poder?

Em nossa última publicação, O Novo Líder do Setor Público, nós identificamos três pilares da liderança no setor público:

  • Seja um líder transparente;
  • Lidere a rede;
  • Impacte o país.

Esses três pilares podem ajudá-lo, como líder do setor público, a navegar pelas águas turbulentas de um ecossistema complexo, equilibrar objetivos de curto e longo prazo, manter uma personalidade de destaque e cumprir suas responsabilidades éticas. Tudo isso apesar de ter responsabilidades que podem estar mal definidas.

Na tentativa de resolver esses problemas complexos, alguns líderes – sejam eles prefeitos, ministros do governo ou funcionários públicos de carreira – começaram a demonstrar uma abordagem que o Centro de Impacto Público chama de “Princípio do Poder Compartilhado“. Dado que os cidadãos votam nos resultados que o setor público fornece, os líderes estão cada vez mais usando as doutrinas deste princípio para enfrentar o duplo-desafio da eficácia e legitimidade, geralmente sob rígida pressão de tempo.

Transparência significa abertura

Ser um líder transparente exige que você tome decisões bem evidenciadas e se abra ao escrutínio público. Também significa transferir certo poder de decisão para as mãos de pessoas ou organizações com o maior conhecimento de um problema e ajudá-los a exercer esse poder da maneira mais eficaz possível.

Você deve responsabilizar-se e a outros tomadores de decisão pelos resultados dessas decisões. A noção de subalternidade ou “empurrar a autoridade para a informação¹” cria responsabilidade e propriedade em toda a organização, permitindo uma ação mais rápida.

Liderança é construída sob consenso

Liderar a rede exige que você esteja comprometido em construir alianças. Raramente há uma solução para qual todas as partes interessadas se alinham perfeitamente.

“Trabalhando em colaboração e construindo confiança, é mais provável que você crie e mantenha consenso e mova o seu setor adiante.”

Ao desenvolver um profundo entendimento da dinâmica política e poder influenciá-la na direção desejada, você poderá fazer um progresso significativo para sua organização pública. Uma abordagem focada primeiro no relacionamento mantém os canais de diálogo abertos o tempo todo, garantindo que o progresso não seja impedido por falhas de comunicação.

Cause impacto e seja responsável

Para ser um líder eficiente no setor público, você precisa se preocupar com o impacto que cria – ou co-cria – e o legado que deixa para trás. Você deve navegar em ecossistemas complexos, conduzir empreendimentos em larga escala e transformar a sociedade em um espaço de tempo relativamente curto – a menos que você desfrute do luxo de um apoio político contínuo. Isso requer uma constante prestação de contas às pessoas e comunidades que você representa.

Em todo o mundo, os cidadãos estão exigindo maior responsabilidade dos líderes públicos e não têm medo de organizar protestos e manifestações quando essa responsabilidade é considerada necessária. Viabilizando novas formas de governo – e uma liderança com maior participação cidadã – você pode permanecer conectado com as pessoas que você existe para servir.

Mantenha-se relevante compartilhando o poder

A base de tudo isso é a necessidade de permanecer relevante em um mundo em rápida mudança.
Sendo um aprendiz ao longo da vida e criando uma cultura compartilhada de aprendizado constante, você pode incentivar a tomada de riscos e a experimentação rápida.

Indo além da Síndrome do Não-Inventado-Aqui² e colaborando com a agilidade que a era digital possibilita, você pode iniciar uma nova revolução nos serviços aos cidadãos que realmente beneficiam seus destinatários.
O Princípio do Poder Compartilhado pode servir como uma poderosa alavanca para os líderes do setor público, especialmente em seu foco em eficácia e legitimidade. Quando aplicado em conjunto com os três pilares do novo Líder do Setor Público, esse princípio pode realmente desbloquear todo o potencial de suas – nossas – organizações do setor público.

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¹ Em instituições altamente hierarquizadas, é comum dizer que a alta administração possui a autoridade, e os ”subalternos” possuem a informação. A ideia de liderança mais transparante traz o conceito de empurrar a autoridade para outros servidores afim de empoderá-los da decisão [N.T.]

² Não Inventado Aqui é o princípio que visa evitar soluções de terceiros por causa de sua origem externa.

*Por Christopher Daniel e Stephen Remedios. Original aqui.