Dia 25

A importância da colaboração no setor público: rede HubGov

Muitas instituições públicas têm se dedicado bastante para acompanhar as mudanças sociais e comportamentais do mundo. Práticas e métodos para ”pensar fora da caixa” estão chegando e a pauta da inovação está cada vez mais sendo alocada nas agendas governamentais.

Para que os servidores públicos possam acompanhar essas tendências e incorporá-las em seu dia-a-dia, é importante desenvolver certas competências que auxiliam no fomento a práticas e pensamentos inovadores.

Nesse conjunto de habilidades certamente podemos colocar a ”colaboração”
como uma delas. É comum associarmos o termo com auxílio, pacicidade e cooperação. Mas nem sempre esse é o cenário que encontramos no setor público.

Muitas vezes, os problemas e soluções são associados a indivíduos, que podem ser ”culpados” ou ”heróis”. Acreditando que soluções inovadoras e mais assertivas são construídas em equipes, o programa HubGov veio para aplicar uma estratégia de ”colaboração” na prática!

O HubGov é um programa interinstitucional de inovação em governo. Nele,
instituições públicas, de todas as esferas e de todos os poderes, entram com um time de servidores e um desao institucional a ser resolvido. Durante 4 a 6 meses, os times passam por processos de mentoria, aprendizagem em ferramentas de inovação, novos conceitos e por aí vai. Tudo isso voltado a encontrar uma proposta de solução para o desao proposto por cada equipe.

A primeira edição aconteceu em 2017, em Santa Catarina, e contou com 14 instituições públicas (incluindo secretarias de Estado, órgãos federais e prefeituras). Já a edição seguinte, em 2018, ampliou o escopo do programa para mais 3 Estados brasileiros: São Paulo, Distrito Federal e Goiás.

Além de toda a jornada inovadora que os times enfrentam, a colaboração, certamente, permeia todo o processo. Temos reuniões interinstitucionais, onde secretarias de Estado têm a oportunidade de conversar e trocar experiências e ideias entre si. Isso parece algo pouco inovador a primeira vista, mas a realidade é que o setor público, muitas vezes, não troca entre seus pares.

O processo de troca e colaboração proposto pelo HubGov gera resultados surpreendentes. Um dos maiores cases de sucesso do HubGov foi do time do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Com o desafio de otimizar o cadastramento biométrico do estado, o time se utilizou da própria rede do HubGov para chegar a sua proposta de solução.

O TRE/SC participou da primeira edição do programa e, juntamente com todos os outros times de outras instituições participantes do HubGov, conseguiu divulgar o cadastramento por biometria. Cada uma dessas instituições colaborou divulgando internamente a seus servidores, algumas chegando a quase 1000 pessoas na rede, que possibilitou com que o TRE/SC atingisse o resultado proposto.

Muito além de inovações, o programa forma inovadores no setor público. Esses, por consequência, se tornam multiplicadores da inovação em suas instituições e colaboram por transformar o setor público brasileiro. Acredito ser este o maior legado do HubGov no que tange à colaboração.

*Escrito por Ana Camerano