O Governo do Futuro e suas tags

Gabriela Tamura
Posted on

Publicado no Diário Catarinense, dia 19 de janeiro de 2017

economiacolaborativa transparência dadosabertos inovação redessociais hackathon startups laboratóriosdeinovação empreendedorismo movimentomaker
sistemab negóciossociais blockchain… são termos cada vez mais ouvidos e lidos nos últimos anos, mas não tanto nas instituições públicas.
E isso é uma pena pois a maioria das tags acima influencia diretamente a relação entre governo e sociedade, seja no momento de cobrar tributos, legalizar, fiscalizar ou simplesmente fomentar a inovação.
Com o objetivo de ajudar o governo a não ser sempre o último a saber sobre as inovações, fundamos a WeGov que tem a premissa de levar as novidades para o setor público.
Quando falamos de governo do futuro, com frequência, a primeira imagem que vem na nossa mente é um robô com inteligência artificial, mas precisamos entender que futuro não é somente tecnologia.
O governo que eu quero ter, deve assumir alguns princípios-chave: Olhar as demandas dos cidadãos de forma integral e unificada (Governo Único para Cidadão Único); Permitir o uso e escala de seus recursos (Governo como Plataforma); Ser flexível adaptando-se mais rapidamente às demandas da sociedade (Governo Exponencial) e Viver a realidade de seus representados criando micro-políticas públicas (Governo Hiperlocal).
Parece simples, mas ainda temos o governo em caixas indecifráveis aos olhos do cidadão dentro de um sistema extremamente burocrático sem nenhuma empatia. Tudo isso porque o governo não evoluiu tão rápido quanto a sociedade, e se não o fizer em tempo pode ser que sua existência não seja mais necessária.
Para visualizar o Governo do Futuro precisamos pensar na sociedade do futuro, até porque não existirá um sem o outro. Precisamos evoluir a um denominador comum onde não haja mais rivalidade. No futuro, quando falarmos sobre isso, todos seremos um só.
Minha coluna será mensal e eu falarei pontualmente sobre todos os itens destacados acima, será uma análise positiva de uma administradora pública sonhadora e espero que você me ajude a costurar a sociedade que queremos viver com um governo que queremos ter.

Por Gabriela Tamura

Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Resiliente de plantão começou seu relacionamento com o setor público há 12 anos. Conhece bem a realidade do governo e resolveu ajudar.
Foi agraciada com a medalha do Exército Brasileiro em função dos serviços prestados à Nação pela WeGov.

Deixe uma resposta