Redes 10 Considerado o melhor evento sobre o uso de redes sociais e tecnologias por órgãos públicos. Participe
Gestão Pública

Oficina Fácil

Formação de Facilitadores

Seu Estado
Não Inscrito
Preço
R$ 1.200,00
Comece Agora

A WeGov tem observado que nas instituições públicas as pessoas querem contribuir, mas não sabem como. Ao mesmo tempo, os líderes querem contribuições, mas não sabem como obtê-las. Nesse sentido, muitas reuniões ou sessões colaborativas de trabalho são improdutivas ou não conseguem utilizar a inteligência coletiva para tomar decisões.

Sabe-se que a qualidade do planejamento das sessões e as técnicas para condução influenciam comportamentos. Nesse sentido, o papel do facilitador é auxiliar grupos a encontrar e/ou atingir os seus objetivos, dando suporte para que tenham o melhor desempenho individual e coletivo.

Objetivo

A oficina tem o objetivo de desenvolver competências da facilitação, abordando referências, ferramentas e conceitos que guiam os trabalhos da WeGov. Não obstante, a oficina também terá uma parte prática, onde os participantes divididos em equipes, irão realizar o desenho de sessões que podem ser aplicadas na prática.

Resultados esperados

Planejamento de sessões colaborativas; Diagnóstico de perfis de liderança na facilitação; Criação de uma oficina a serem entregue pelos facilitadores.

Conteúdo Programático

  • Introdução à facilitação;
  • Liderança de grupos;
  • Tomada de decisão participativa;
  • Oportunidades para facilitação;
  • Planejamento 1 – Visão Geral;
  • Planejamento 2 – Arcos do Processo;
  • Planejamento 3 – Desenho da Programação;
  • Simulações de crises em facilitações;
  • Aspectos práticos – apresentação das facilitações;
  • Encerramento

Formato e Plataformas

A turma será para até 40 inscritos, multi-company, no formato remoto ao vivo (live learning) pelo Google Meet, Mural e Mentimeter. Acesso recomendado por computador, com câmera e microfone.

Investimento: 980,00 por pessoa. No caso de duas inscrições da mesma instituição a terceira sai gratuitamente. Aceitamos pagamento depósito, cartão de crédito e nota de empenho.

Certificado: 16h a ser emitido digitalmente no final do curso para quem completar no mínimo 75% da carga horária (lista de presença será com registro virtual feito pela WeGov no início e final de cada dia)

Datas: Dias 01, 02, 06 e 07 de dezembro de 2021 (14h às 18h)

Facilitadores

André Tamura: Pai e Marido. Cofundador da WeGov. Curioso da inovação no setor público e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas e desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.
É um dos criadores Programa de Inovação HubGov, case publicado em 2018 no Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Inspirou e facilitou aprendizado de diversos servidores públicos. Participou da concepção e construção de diversos laboratórios de inovação no setor público. Em 2017, foi condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro.

Gabriela Tamura: Fundadora e Diretora de Negócios da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Resiliente de plantão começou seu relacionamento com o setor público há 12 anos. Conhece bem a realidade do governo e resolveu ajudar.

Victor Burigo possui graduação em Administração Pública pela UDESC, em Direito pela UNIVALI e mestrado em Administração pela UFSC, onde trabalhou em projetos de pesquisa e extensão sobre Administração Pública, Coprodução do Bem Público, Gestão Social e Governança Pública. Tem experiência profissional como advogado e como professor universitário de Administração Pública, além de atividades de liderança acadêmica em organizações estudantis e em conselhos municipais. Como facilitador na WeGov, encontrou a possibilidade de contribuir para a transformação do setor público por meio de atividades desenvolvidas em espaços de aprendizagem, colaboração e criação.

Baixe o ofício convite aqui e solicite inscrição para sua instituição.