Design Thinking no Governo do Espírito Santo

Ana Camerano
Posted on

Aconteceu nos dias 23 e 24 de Outubro de 2017.

Acreditamos que iniciativas como esta de ‘pensar diferente’, por meio de novos métodos para solução de problemas, são imprescindíveis para colocar o governo no século XXI.

Esse foi um dos muitos depoimentos dos participantes que estiveram presentes na oficina de Design Thinking realizada com o Governo do Espírito Santo.
Ministrada por Patrícia Garcia e Lincon Shigaki, a oficina fez parte da trilha de capacitação em inovação, lançada pelo Laboratório de Inovação na Gestão – Lab.GES em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
O Governo do Espírito do Santo vem desempenhando um papel inovador dentro do cenário brasileiro. Iniciativas como a criação do Lab.GES e da Trilha de Capacitação em Inovação estão promovendo a integração e colaboração com outros órgãos do governo e fortalecendo a inovação intersetorial.
Ambas as iniciativas foram lançadas recentemente, na Semana da Inovação, que aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 19 de Outubro.

Oficina Design Thinking para a Escola de Serviço Público do Espírito Santo

A oficina

A oficina Design Thinking foi realizada nos dias 23 e 24 de Outubro, na capital Vitória. Estavam presentes representantes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, Secretaria de Gestão de Recursos Humanos/ES, Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social/ES, Secretaria da Educação/ES, Secretaria da Cultura/ES, Secretaria da Economia e do Planejamento/ES e outras instituições.
A abordagem da oficina seguiu o conceito de Learn by Doing, trazendo dinâmicas bastante práticas. Os participantes utilizaram ferramentas e conceitos do Design Thinking para prototipar uma solução a um desafio real enfrentado pelo Governo do Espírito Santo.
A turma se dividiu em 5 (cinco) grupos, onde cada grupo propôs um desafio a ser solucionado. Foram eles:
Desafio: “Como podemos criar uma solução integrada para ter um ambiente seguro na escola?”
Desafio: “Como garantir o atendimento a mulheres em situação de violência, por meio da padronização e integração dos serviços públicos?”
Desafio: “Como tornar a experiência do cidadão mais agradável no atendimento nas unidades hospitalares da Grande Vitória?”
Desafio: “Como podemos emancipar as famílias que vivem em extrema pobreza no Espírito Santo?”
Desafio: “Como aproveitar melhor os talentos individuais dos servidores públicos e fazer com que se sintam parte da criação e implementação de ações públicas efetivas?”
Todas as soluções propostas visam atender a um dos desafios e seguem vias de implementação futuramente.

Nós discutimos temas complexos e o Estado lida com problemas complexos. As soluções não são simples mas existem, e o Design Thinking pode auxiliar no processo.


Encontro marcado

E a inovação não pode parar! Nos dias 20, 21 e 22 de Novembro temos mais um encontro marcado com o Governo do Espírito Santo, dessa vez ministrando a oficina Laboratórios de Inovação.
Se você também quer levar esse aprendizado para dentro da sua instituição, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

Por Ana Camerano

Ana é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou no 3º setor como diretora de projetos sociais na cidade de Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio em países da América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável por parcerias e relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade através da co-produção e colaboração no setor público.

Deixe uma resposta